Le Concert de l'Hostel Dieu no Palácio de Sintra

O Parnaso no feminino
"A educação artística e a música eram uma aprendizagem indispensável para as raparigas de boas famílias da França do século XVII. O programa 'O Parnaso no feminino' constrói-se, assim, em torno de obras de várias compositoras do Iluminismo, como a tragédia "Céfalo e Prócris", de Elisabeth-Claude Jacquet de la Guerre, que era protegida do rei Luís XIV. Integra igualmente peças mais ligeiras, como as de Françoise-Charlotte de Ménétou, Julie Pinel e Hélène-Louise Demars, compositoras cuja audácia permitiu o seu reconhecimento, absolutamente justificado."
Gabrielle Oliveira Guyon - musicóloga
Programa
Hélène-Louise Demars (? - ?)
'Hercule et Omphale', cantatille
- "Un cœur enflammé par la gloire", área
- "La force et la valeur guident le fils d’Alcmène", recitativo
- "Servez l’Amour, jeune héros", área
- "Alcide subjugué laisse ravir ses armes", recitativo
- "Beautés; de vos amants ménagez mieux la gloire", área
Françoise-Charlotte de Ménétou (1679-1745)
Áreas do livro 'Airs sérieux à deux'
- "On dit qu’Amour vient surprendre"
- "Aux lois d’amour mon cœur était rebelle"
Élisabeth-Claude Jacquet de La Guerre (1665-1729)
- Sonata em trio n.°1, em Sol menor
Élisabeth-Claude Jacquet de La Guerre (1665-1729)
'Céphale et Procris' (excertos), tragédia
- Rondeau e Passe-pieds, prólogo
- "Funeste sort", área de Prócris, Ato II
Julie Pinel (1710-1737)
Recitativo e área da cantatille 'Le Printemps'
- "Déjà la riante verdure"
- "Doux rossignols, chantez"
Antonia Bembo (1643-1715)
Área da recolha 'Produzioni armoniche' (1695)
- "Ah que l'absence"
Élisabeth-Claude Jacquet de La Guerre (1665-1729)
- 'Sémélé', cantata (excertos)
