Masterclass "O cravo, a voz e a retórica musical na época de ouro do barroco"

Esta masterclass, dedicada ao repertório para cravo, canto e instrumentos na passagem estética e formal entre os séculos XVII e XVIII e lecionada pelo músico e pedagogo Marco Mencoboni, tem como objetivo a aproximação de cravistas, instrumentistas e cantores a uma abordagem técnica e interpretativa da literatura para cravo ou para conjuntos instrumentais com cravo e voz desse período, baseada na relação entre técnica instrumental/vocal, tratamento dos elementos estéticos específicos de cada repertório apresentado e os princípios retóricos que se encontram na base da expressividade intrínseca do repertório barroco, seja em termos de textos musicais ou literários.
Tópicos abrangidos
- A forma dos sons: dança e ritmo na poesia e linguagem italiana, de acordo com Prose nelle quali si ragiona della volgar lingua (Pietro Bembo, Veneza, 1525);
- A música e o texto;
- A importância da correta utilização do texto literário e da sua estética/sintaxe como ferramenta para a formação dos sons no legato e como mecanismo dos afetos da linguagem e expressão musical;
- Análise dos parâmetros que relacionam o som e o gesto;
- Emissão, toque, emoções, gestos e física do som;
- O tactus do texto e o tactus da música: uma interação fundamental para o cravo na base da interpretação do Recitativo, do Arioso e da Aria;
- O acompanhamento da voz pelo contínuo e a sua relação com a fonética.
