Toccami l'Anima

Sinopse e Programa
Toccami l'Anima
O cravo: um instrumento ao qual, desde o século XV, está associada uma literatura inesgotável. Bernardo Pasquini usava até o termo “teclar”, mas “tocar” (toccare) foi desde sempre sinónimo de fazer soar instrumentos musicais de teclas. A alma (anima) constitui uma parte física dos instrumentos de corda e é vital para a produção do seu som. Toccami l'Anima é um programa solístico assente na história do instrumento e desenvolve-se seguindo um fio condutor que vai de um compositor tão antigo como Rocco Rodio até à música de Johann Sebastian Bach, passando pelo génio visionário de Giovanni Maria Trabaci, pela música de Gerolamo Frescobaldi e pela maravilhosa intimidade do seu discípulo Johann Jakob Froberger. (Marco Mencoboni)
PROGRAMA
Rocco Rodio (Ca 1530 – post 1615)
- Ricercata seconda (de Libro di Ricercate Napoli, 1575)
Giovanni Maria Trabaci (1575 – 1647)
- Canzona Francesa Quarta
- Durezze e ligature
- Consonanze stravaganti
(de Primo libro di Ricercate Canzone franzese et Capricci, Nápoles, 1603)
Gerolamo Frescobaldi (1583 – 1643)
- Toccata Ottava
- Partite sopra Follia
(de Toccate e partite d'intavolatura di cimbalo libro primo, Roma, 1615)
Bernardo Storace (fl. 1664)
- Il Ballo della battaglia (de Selva di varie compositioni, Veneza, 1664)
Johann Jacob Froberger (1616 –1667)
- Suite em Ré Menor
- Lamento sopra la dolorosa perdita della Real Maestà di Ferdinando IV Rè de Romani
Georg Böhm (1661 – 1733)
- Suite em Fá Menor
Johann Sebastian Bach (1685 –1750)
- Suite em Dó Menor, BWV 813
