Miserere mei Deus: Continuidade e renovação na música sacra portuguesa do século XVIII
![Foto 1 Cupertinos Créditos André Cepeda[2551]](https://www.parquesdesintra.pt/media/jeyeixet/foto-1-cupertinos_créditos-andré-cepeda-2551.jpg?width=327&height=184&quality=90&format=webp&rnd=132739326510530000)
Sinopse e Programa
Miserere mei Deus: Continuidade e renovação na música sacra portuguesa do século XVIII
Um dos aspectos mais ricos e fascinantes da música sacra na Europa das primeiras décadas do século XVIII decorre da simultaneidade, à primeira vista paradoxal, entre a continuidade e a renovação dos repertórios. Este programa põe em relevo distintos matizes da confluência destas aparentemente antagónicas dinâmicas na prática performativa do nosso país, por meio de um alinhamento integralmente presente em fontes manuscritas setecentistas. A par das composições em stile antico da autoria de Pedro Vaz Rego (1673-1736), Domenico Scarlatti (1685-1757) e João Rodrigues Esteves (c1701-1752), sublinham-se os acrescentos e arranjos de Manuel Soares (m1756) a obras de Manuel Mendes (c1547-1605) e Fernando de Almeida (c1600-1660). São ainda evocadas duas efemérides assinaladas ao longo do ano de 2021: o 5º centenário do desaparecimento de Josquin des Prez (c1450-1521) e o provável 450º aniversário natalício de Filipe de Magalhães. (Cupertinos)
PROGRAMA
Manuel Mendes (1547 - 1605) / Manuel Soares (m1756)
- Asperges Me
Domenico Scarlatti (1685 - 1757)
- Kyrie, da missa Quatuor Vocum
João Lourenço Rebelo (1610 - 1661/5)
- Dixit Dominus
João Rodrigues Esteves (c1701 - 1752)
- Laudate pueri
Filipe de Magalhães (c1571 - 1652)
- Magnificat
Fernando de Almeida (c1600 - 1660) / Manuel Soares (m1756)
- Lamentationes
Josquin des Prez (c1450 - 1521)
- Stabat Mater Dolorosa
Pedro Vaz Rego (1673 - 1736)
- Credidi propter
João Rodrigues Esteves (c1701 - 1752)
- Miserere mei Deus
