Uma noite em Bolonha

Sinopse e Programa
Bolonha, a 4ª metrópole do Barroco italiano
A cidade emiliana sofreu sempre ante o brilho do tridente Veneza-Roma-Nápoles, quando se trata de considerar os grandes centros produtores e irradiadores do barroco musical italiano. E, no entanto, ali se gerou o ‘Barroco bolonhês’, com várias gerações de compositores ‘orbitando’ as duas grandes instituições musicais da cidade: a Capela de São Petrónio (criada no século XV), e a Academia Filarmónica de Bolonha, surgida em 1666 e cujo patrono é Santo António. Os dez diferentes autores incluídos no programa prometem resgatar os méritos de Bolonha. (Bernardo Mariano, musicólogo)
PROGRAMA
Bellerofonte Castaldi (1580 – 1649)
- Capricci a due stromenti: Arpeggiata a mio modo
Giovanni Ambrogio Lonati (1645 - 1715)
- Prelúdio em Ré Menor
Pietro Degli Antonii (1639 – 1720)
- Sonata prima em Ré Menor, op. 4
Bellerofonte Castaldi (1580 – 1649)
- Primo Mazzetto di Fiori: Hor Che la Notte Ombrosa
Giovanni Antonio Pandolfi Mealli (1624 – 1687)
- La Biancuccia, 4 nº4
Bellerofonte Castaldi (1580 – 1649)
- Capricci a Due Stromenti: Aurora Corrente
Giuseppe Matteo Alberti (1685 – 1751)
- Sonata nº5 em Fá Maior, op. 2
Bellerofonte Castaldi (1580 – 1649)
- Capricci a Due Stromenti: Un Bocconcino di fantasia
Giuseppe Torelli (1658 – 1709)
- Prelúdio em Mi Menor
- Sonata para violino e baixo contínuo em Mi Menor
Bartolomeo Bernardi (1660 – 1732)
- Bella d'amore nemiche
Giuseppe Jacchini (1667 – 1727)
- Sonata para violoncelo em Lá Menor, op. 1 nº8
Giovanni Battista Vitali (1632 – 1692)
- Chacona para violoncelo em Dó Maior
Arcangelo Corelli (1653 – 1713)
- Sonata da Chiesa para violino e baixo em Dó Maior, op. 5 nº 3
