Noites de Queluz - Das emoções de salão à tragédia clássica

Sinopse e Programa
Das emoções de salão à tragédia clássica
A canção acompanhada ao pianoforte é um eflúvio natural do ‘Empfindsamer Stil’, do ‘style galant’ e do ‘Sturm und Drang’ musical. Quer Mozart, quer Haydn a cultivaram na década de 80 para o público de Viena, mas Haydn iria também satisfazer o gosto do público londrino por este género com 12 ‘canzonettas’ em língua inglesa, publicadas em 1794 e 1795, durante a sua segunda estada na capital inglesa. Este programa inclui ainda a cantata em italiano ‘Arianna a Naxos’, escrita em 1789 e editada em Viena em 1790 e logo no ano seguinte em Londres, onde alcançou imediata popularidade.
Bernardo Mariano (musicólogo)
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791)
- An Chloe (poema de Johann Geoog Jacobi), K524
- Als Luise die Briefe (poema de Gabriele von Baumberg), K520
- Der Zauberer (poema de Christian Felix Weisse), K472
- Das Veilchen (poema Johann Woflgang von Goethe), K476
- Abendempfindung an Laura (poema de autor desconhecido), K523
- Allemande, em Dó Menor – segundo movimento da Suite em Dó Maior, KV 399 (385i).
Joseph Haydn (1732 - 1809)
- Da obra Six English Canzonettas (letras de Anne Hunter), Hob.XXVIa (25-30)
The Mermaid’s song
Pastoral Song
Pleasing Pain
Fidelity
- The spirit’s song (letra de Anne Hunter), Hob.XXVIa:41
Muzio Clementi (1752 - 1832)
- Segundo movimento da Sonata para piano (op. 13/6), Largo e sostenuto em Dó menor
Joseph Haydn (1732 - 1809)
- Arianna a Naxos (letras de autor desconhecido), Hob.XXVIb:2