PANDEMIA /// Alterações no funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita)

Samuel Gessner: Viagem para as estrelas - o grande globo dourado do Paço de Sintra

H6A6824B┬®PSML Jose╠Ü Marques Silva
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Data

19 novembro 2021

Horário

17h30>19h30

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 30 participantes

O grande globo dourado preservado no Palácio Nacional de Sintra é uma peça rara e luxuosa, mas que encerra também - em forma compacta - a ciência astronómica. Ao olhar com cuidado, na superfície gravada do globo, descobrem-se não só as estrelas, mas mais ainda: os grandes conceitos fundamentais desse saber milenar. Este património excecional permite-nos, de certa forma, olhar os céus com os olhos dos que viviam no palácio de Sintra há quinhentos anos.

Sobre o orador

Samuel Gessner é historiador das ciências. O seu atual projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), explora a diversidade das culturas matemáticas da Europa medieval e renascentista.

É membro do Centro de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) da Universidade de Lisboa. É coautor do livro 'The Wondrous Course of The Planets' (2021), baseado na exposição em Dresden, Alemanha, da qual foi curador.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'No Paço de Sintra com...' traz ao Palácio Nacional de Sintra alguns dos maiores especialistas em áreas ligadas à História, Museologia, Arquitetura, entre outras. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ter contacto com quem mais sabe sobre temas diretamente associados ao Palácio, a Sintra e à sua História. O programa conta ainda com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Preçário

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • Planeie antecipadamente o seu trajeto em Sintra, em função do seu meio de deslocação, para chegar ao local à hora desejada (consulte a secção de Como chegar).
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • O percurso tem condicionantes de acessibilidade, com acessos por escada.
  • Idioma da palestra: português.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras No Paço de Sintra com...

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Sintra