PSML Luís Duarte 4881

Música

Noites de Queluz
Tempestade e Galanterie

Noites de Queluz - Tempestade e Galanterie

De 16 de Outubro a 13 de Novembro, as “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz, este ano com especiais medidas de segurança.

 

Esta edição, integrada na 6ª Temporada de Música da Parques de Sintra, com direção artística de Massimo Mazzeo e organizada em parceria com o Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, invoca uma vez mais o esplendor setecentista através de obras emblemáticas desse período, que pretendem oferecer ao público contemporâneo a recuperação da memória das vivências deste monumento através da música.

 

Da dinastia Bach a Beethoven, cujo 250º aniversário se comemora este ano, os 9 concertos deste ciclo percorrerão obras notáveis, como a “Gran Partita” de Mozart, interpretadas por alguns dos maiores nomes do panorama musical internacional, como Andreas Staier, Nuria Rial, Roberta Mameli, Laura Pontecorvo, Rinaldo Alessandrini, Stefania Neonato, o Ensemble Mare Nostrum de Andrea de Carlo e, por fim, a terminar o programa, o aclamado Le Concert de L’Hostel Dieu.

 

Tal como na edição anterior, o ciclo “Noites de Queluz” conta com um Concerto para Famílias, uma iniciativa inovadora que tem como objetivo aproximar os mais novos da música setecentista. A obra escolhida para este ano é Dom Quixote no Casamento de Comacho, de Georg Philipp Telemann.

 

Este ano, as “Noites de Queluz” terão ainda uma novidade: nos dias 17 e 18 de outubro, realiza-se uma Masterclass conduzida pelo conceituado músico e pedagogo Andrea de Carlo. Trata-se de uma Masterclass dirigida a cantores e instrumentistas, que pretende transmitir uma nova abordagem técnica e interpretativa da língua italiana na música cantada dos séculos XVII e XVIII.


 

Instagram1 Noites 20

Citação do Diretor Artístico

 

"[...] O ciclo “Noites de Queluz”, que abre portas no meio de mais uma altura terrível para a sociedade humana, vem propor obras de Stradella, Mozart, Bach, Beethoven, Haydn, Clementi, Bomtempo e Scarlatti – Estas são apenas algumas das peças do caleidoscópio que se desdobra ao longo do período que a temporada vai abraçando. Os intérpretes convidados para este ciclo  apresentam-se, uma vez mais, aos nossos olhos –  e mais ainda aos nossos ouvidos – como um Olimpo: Andreas Staier, Núria Rial, Andrea de Carlo, Ensemble Mare Nostrum, Concerto Campestre, Divino Sospiro, Roberta Mameli, Rinaldo Alessandrini, Laura Pontecorvo, Lígia Roque, Juan Sancho, José Maria lo Monaco, Le Concert de l’Hostel Dieu, Stefania Neonato constituem um exército iluminado, formado por artistas de uma excelência absoluta, alguns dos quais encontraram, nas últimas décadas, um lugar inalienável no coração e na vida de muitos amantes da música mundial.

 

 

[...] Os eventos culturais têm uma importância fundamental para a nossa vida. É, possivelmente, nesta altura tão particular que percebemos a falta que fazem a todos. Acompanhando as nossas emoções, estas atividades ajudam-nos a desenvolver novos pensamentos, novos raciocínios. Ora, aprendendo a participar em raciocínios interessantes e importantes, compreendemos melhor o passado e podemos olhar de forma diferente para o futuro. A cultura não contribui só para aumentar o prestígio de uma nação – a verdadeira razão é que, a longo prazo, estas atividades contribuem para o bem-estar e a "consciência do bem-estar". E é exatamente em virtude dessa “consciência do bem-estar” – que não tem bases só económicas, mas sim uma riqueza cultural – que se funda e sustenta a maturidade política e social de um povo."


Massimo Mazzeo 

Slice Test

Preçário

Bilhete por concerto
15 €
Preço crianças (Concerto para Famílias) - 6-17 anos
7,5 €

Quando

16 de outubro a 13 de novembro

Onde

Medidas de segurança COVID-19

  • Higienização das mãos antes de entrar na sala
  • Uso obrigatório de máscara, no acesso e durante o espetáculo
  • Uso dos lugares atribuídos. Não ocupe lugares bloqueados
  • Manter sempre a distância mínima de segurança
  • Respeitar as indicações dos assistentes de sala
  • No final do espetáculo, permanecer sentado no lugar até indicação dos assistentes de sala

 

A Parques de Sintra obteve o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, que garante a implementação de procedimentos seguros no âmbito da prevenção da COVID-19.

Transmissão online em direto

Através do canal de YouTube da Parques de Sintra ou da página de cada um dos concertos das Noites de Queluz