Concertos com Jantar - Trio Francisco Viana

Com o Trio Francisco Viana, revisita-se a obra de figuras não tão conhecidas do grande público, como Hans Fryba e Luigi Savi, e outras que todos conhecem, como Mozart e Bach.
Além desta viagem musical, pode desfrutar de um maravilhoso jantar no final do concerto. Tudo com o Palácio Nacional de Sintra como pano de fundo.
Programa
Pablo de Sarasate (1844-1908)
- Romanza Andaluza (arr.)
Hans Fryba (1899-1986)
- Suite "Im Alten Still"
- Prelúdio
Luigi Savi (1803-1842)
- Seleção de duetos para violino e contrabaixo
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
- Seleção de andamentos em forma de sonata, da obra "Kegelduette" (arr,) para violino e contrabaixo
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
- Seleção de Invenções, para dueto (arr.) de violino e contrabaixo
Astor Piazzolla (1921-1992)
- Seleção de Tangos da obra “5 Tangos”, para violino e contrabaixo
Intérpretes
- Francisco Viana | Contrabaixo
- Carolina Costa | Violino
- Helena Vasques | Piano
Biografia
FRANCISCO VIANA | Contrabaixo
Francisco Viana nasceu em Lisboa em 1993. Iniciou os estudos de contrabaixo em Lisboa com o professor Pedro Wallenstein e foi admitido em 2013 no Centro Superior Katarina Gurska (CSKG) em Madrid para frequentar a Licenciatura em Música na especialidade de Interpretação com o professor Karen Martirossian. Depois de terminar a sua licenciatura em 2017, foi admitido em 2018 na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) para frequentar o Mestrado em Música com o Professor Manuel Rego. Ao longo do seu percurso escolar, teve a oportunidade de trabalhar com grandes mestres do contrabaixo à parte dos professores titulares, em regime de masterclass ou aulas particulares, como Luís Cabrera, Janne Saksala, Yuri Aksenov, Rinat Ibragimov, Vitan Ivanov e Vladimir Kouznetsov. Foi também influenciado de diversas formas na sua carreira musical por professores e músicos de outros instrumentos e áreas musicais com quem teve o privilégio de poder colaborar e aprender, tais como Lev Vinocour, Cecília Berkovich, Vicente Alberola, George Pehlivanian, entre muitos outros. Entre 2017 e 2019, foi bolseiro das fundações GDA e EDP através da OSJ - Orquestra Sinfónica Juvenil. Durante esse período, esteve integrado na orquestra na qualidade de chefe de naipe da secção de contrabaixos, desenvolvendo uma intensa atividade de concertos por todo o país. Teve ainda a oportunidade de se apresentar a solo com a orquestra em 2018, no Palácio Nacional da Ajuda, com o Concerto nº2 em Mi Maior para Contrabaixo e Orquestra de Karl D. Dittersdorf. A sua atividade profissional é maioritariamente composta por colaborações regulares em formações orquestrais, nomeadamente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, da qual é membro desde 2019, e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual colabora pontualmente a título de reforço desde 2018. À parte da atividade em orquestra, colabora também pontualmente com agrupamentos de música de câmara, com os quais desenvolve uma atividade musical variada, que vai desde a música antiga até aos nossos dias. Teve a oportunidade de se apresentar em diversos palcos como membro de formações de câmara em Madrid no
Centro Cultural Galileo e no CentroCentro Cibeles, em Castelo Branco no Cine-Teatro Avenida, em Lisboa na Igreja de Stª Catarina e no Palácio Foz, e em Cascais no Teatro Gil Vicente, no Casino Estoril, no Museu Condes de Castro Guimarães e no Museu da Música Portuguesa. É professor de Formação Musical desde 2012 e de contrabaixo desde 2015. Leciona desde então de forma contínua no ensino oficial em variadas instituições em Portugal. No presente, é professor na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), no
Conservatório Regional de Castelo Branco, no Conservatório Regional de Música da Covilhã, no Conservatório de Cascais e na Orquestra Geração.
CAROLINA COSTA | violino
Carolina Campos Costa é licenciada em Música (violino) pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e frequenta o Mestrado em Música na especialidade de violino com o Professor Augusto Trindade, na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Colabora regularmente com várias orquestras, como a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e Orquestra da Costa Atlântica. É, também, membro da Neue Philharmonie München (NPhM), Alemanha, desde 2019 e Encontres Orquestrals de les Illes Balears, Palma de Maiorca, desde 2021. Ao longo do seu percurso profissional, apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da ESML sob a direção do maestro Vasco Azevedo, no Festival de Cordas da ESML, em 2016 e com a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direção do maestro Christopher Bochmann, em 2018. Foi, ainda, concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil no estágio “Açores 2018”. Também participou no Recital de Violino e Piano na Academia Sénior da Covilhã, com Natalia Riabova ao piano. No que toca a distinções, alcançou o 2º prémio no Concurso José Augusto Alegria, em 2009. Também recebeu um 3º prémio no Concurso Manuel Ivo Cruz, em 2012, e um 2º prémio e o prémio de melhor interpretação de compositor português no mesmo concurso, em 2013. Em 2016, obteve uma Menção Honrosa no Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa, na classe do professor Benjamin Schmid, realizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e outra no Grand Prize Virtuoso, International Music Competition, de Londres. Foi bolseira da Fundação EDP/Orquestra Sinfónica Juvenil desde 2017 até 2019. Além da atividade artística, leciona Violino e Formação Musical em várias Escolas de Música e Conservatórios.
