De 28/11 a 8/12, alteração dos horários de encerramento | sábados, domingos e terças: encerramento às 13h (última entrada: 12h); segundas: encerramento às 15h (última entrada: 14h)

Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Jardim Pesil Ou De Neptuno

Roteiro Ar Livre

Sintra de Nascente a Poente

Espaços a visitar

Palácio Nacional de Queluz
Palácio Nacional de Sintra
Parque e Palácio de Monserrate
Convento dos Capuchos
Farol Cabo da Roca

 

Acompanhe o trajeto do sol e venha passar um dia a Sintra, percorrendo os palácios e pontos de interesse de nascente a poente.

03 Sintra De Nascente A Poente

1 DIA

Recomendamos iniciar o roteiro às 09h00

Dificuldade

Média - Algumas subidas

Fotografia

Permitida, para fins particulares, sem uso de tripé, nem flash nos interiores

Percurso

Com recurso a carro ou transportes públicos

Ponto de Partida

Entrada do Palácio Nacional de Queluz

Jardins e Palácio Nacional de Queluz

Manhã

Comece o dia com uma visita ao Palácio Nacional de Queluz e os seus Jardins, onde a luz tem mais brilho e onde a ordem, o equilíbrio e o belo se conjugam harmoniosamente.

Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Sala Do Trono 01
1
5 MIN

Sala do Trono

09:00
5 MIN

Esta é a principal sala de aparato do palácio. Foi construída após o casamento de D. Pedro com D. Maria I, em 1768.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Sala Da Musica 01
2
5 MIN

Sala da Música

9:05
5 MIN

É uma das salas mais antigas do palácio, concluída em 1759 e decorada com elementos alusivos à música.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio De Queluz Corredor Mangas Azulejos
3
5 MIN

Corredor das Mangas

09:15
5 MIN

Revestida a azulejos policromáticos neoclássicos, este colorido corredor de passagem é decorado com representações das estações do ano, dos continentes, cenas da mitologia clássica, singeries, chinoiseries e cenas de caça.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Sala Embaixadores 01
4
5 MIN

Sala dos Embaixadores

09:25
5 MIN

É também designada por Sala dos Serenins, por ser o local onde eram promovidos concertos por D. Pedro e D. Maria I.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio De Queluz Quarto D Quixote
5
5 MIN

Quarto D. Quixote

09:35
5 MIN

Este quarto estilo rococó é decorado com pinturas que representam episódios da obra de Cervantes, El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha. Foi neste quarto que nasceu e morreu D. Pedro IV, Rei de Portugal e I Imperador do Brasil.

Ver Detalhe
Cafetaria Queluz
6
15 MIN

Cafetaria

09:45
15 MIN

Antes de iniciar o percurso pelos Jardins, pode retemperar energias na Cafetaria do Palácio, desfrutando do terraço com vista sobre o Canal dos Azulejos e o verde envolvente.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Canal Dos Azuleijos 01
7
10 MIN

Canal dos Azulejos

10:00
10 MIN

O Canal dos Azulejos era um espaço vocacionado para o lazer e entretenimento da Família Real e da corte, que proporcionava o cenário ideal para realizar passeios de gôndola no canal, representações teatrais, serões musicais e literários, bailes de máscaras, jogos e récitas ao ar livre.

Ver Detalhe
Lui̚s Duarte PSML 3819 (1) (1)
8
10 MIN

Jardim Botânico

10:10
10 MIN

Construído entre 1769 e 1776, o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz foi concebido de acordo com o gosto colecionista da época e alimentado pela descoberta das curiosidades do Novo Mundo e pelas ideias que fervilhavam na mente dos naturalistas. Aqui se reunia uma coleção botânica e eram aqui igualmente plantados ananases, fruto especialmente apreciado por D. Pedro III que era depois servido nos banquetes reais como uma iguaria exótica.

Ver Detalhe
Luis Duarte PSML 6268 (1) (1)
9
10 MIN

Bosquete

10:20
10 MIN

Constituído por 38 talhões, o Bosquete é um elemento essencial no conceito dos jardins setecentistas, enquadrando e realçando os delicados jardins desenhados nas zonas planas, proporcionando efeitos de perspetiva, criando zonas de sombra e oferecendo escala ao jardim.

Ver Detalhe
Cab28c9f7a10498cd615046ad163c93fccpr65pilicuo5r0 0 (1) (1)
10
10 MIN

Jardins de Aparato

10:30
10 MIN

Os Jardins de Aparato do Palácio de Queluz, o Jardim de Malta e o Jardim Pênsil, foram concebidos no enquadramento das fachadas interiores, correspondentes aos corpos do edifício que encerram as Sala do Trono e dos Embaixadores. Projetados de acordo com os preceitos de composição dos jardins setecentistas, que refletiam os valores de ordem, clareza, proporção e harmonia, são jardins em parterre (superfície plana) compostos por desenhos geométricos, como se fossem bordados ou tapetes, e pensados para serem apreciados como peças de arte. As linhas e os ornamentos de buxo eram talhados a um nível baixo, para que os desenhos pudessem ser observados, e as peças de água, as balaustradas e a estatuária, esculpida em pedra e em chumbo, completavam o conjunto.

Ver Detalhe
Palácio Nacional de Sintra

MANHÃ

Depois de emergir do luxo e da opulência setecentista, viaje até ao centro histórico de Sintra, onde irá encontrar o palácio mais antigo de Portugal, que atravessou toda a história do país.

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Cisnes
11
5 MIN

Sala dos Cisnes

11:00
5 MIN

Os cisnes brancos que decoram o teto desta sala contribuem para o nome por que é conhecida. É a maior sala do palácio e aqui aconteciam as funções mais relevantes, como receções de embaixadas, banquetes e celebrações.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional Sintra Sala Das Pegas 01
12
5 MIN

Sala das Pegas

11:10
5 MIN

O nome desta sala deve-se às 136 pegas pintadas no teto. As aves seguram nos bicos a tarja com a divisa de D. João I, “por bem”, e nas patas, a rosa que poderá ser uma alusão à Casa de Lencaste (Lancaster), à qual pertencia a rainha D. Filipa.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Brasoes
13
5 MIN

Sala dos Brasões

11:15
5 MIN

Localizada no ponto mais elevado do Palácio, a Sala dos Brasões é o expoente máximo da intervenção manuelina no edifício e a mais importante sala heráldica de toda a Europa.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Manuelina Aposentos D Maria Pia
14
10 MIN

Aposentos de D. Maria Pia

11:20
10 MIN

Localizados no piso superior da ala nascente do palácio, estes aposentos foram utilizados por D. Maria Pia de Saboia (1847-1911), a última rainha a habitar este palácio.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Jardim Da Preta 01
15
10 MIN

Jardim da Preta

11:30
10 MIN

Nos jardins do Palácio Nacional de Sintra, não deixe de visitar o Jardim da Preta, recentemente restaurado, cuja designação se deve à singular figura em relevo de uma mulher negra, que ornamenta este local.

Ver Detalhe
Parque e Palácio de Monserrate

TARDE

Depois de visitar o palácio em que, ao longo dos séculos, a corte Portuguesa procurava refúgio nos meses de verão, rume agora ao Parque e Palácio de Monserrate, uma das mais belas criações paisagísticas do Romantismo e o mais significativo jardim inglês em Portugal. Obra do pensamento de Sir Francis Cook, o palácio e o parque circundante atraíram e inspiraram inúmeros viajantes, escritores e artistas no século XIX.

Casa De Chá Monserrate Credits PSML Wp17 75 (1) (1)
16
1 HORA

Casa de chá

12:00
1 HORA

Ao chegar, aproveite a serenidade e a frescura da Sala de Chá, localizada no coração do jardim, para almoçar.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Cascata Beckford
17
10 MIN

Cascata de Beckford

13:00
10 MIN

Depois de um almoço revigorante, é hora de explorar o parque. Inicie o percurso pela Cascata atribuída a William Beckford, escritor inglês que habitou Monserrate em finais do séc. XVIII. É uma cascata artificial rodeada por espécies botânicas dos quatro cantos do mundo e um local perfeito para tirar várias fotografias.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Vale Fetos
18
10 MIN

Vale dos Fetos

13:15
10 MIN

O Parque de Monserrate integra uma notável coleção botânica, com espécies de todo o mundo. O caminho que desce da Cascata percorre o Vale dos Fetos, cujas condições climáticas muito particulares permitiram a Sir Francis Cook, proprietário de Monserrate no séc. XIX e principal responsável pelo jardim e palácio que hoje é possível conhecer, reunir aqui uma notável coleção de fetos, de que se destacam os Fetos-arbóreos, oriundos da Austrália e da Nova Zelândia e que eram muito apreciados na Europa, à época, pelo seu exotismo.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Ruina
19
10 MIN

Ruína

13:30
10 MIN

Falsas ruínas engolidas pela vegetação, como esta que se encontra a meia encosta, no fim do Vale dos Fetos, eram elementos incontornáveis nos jardins românticos, que tinham como uma das principais premissas proporcionar ao visitante múltiplas viagens na sua imaginação: viagens no espaço, através do exotismo das coleções botânicas, ou de referências arquitetónicas, e viagens no tempo, através de construções como esta. Aceite o convite de Sir Francis Cook para viajar no tempo e no espaço, antes de continuar o seu percurso.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Jardim Mexico
20
10 MIN

Jardim do México

13:45
10 MIN

Continuando o caminho que percorre a encosta fresca e sombria da Ruína de Monserrate, chega-se à zona mais quente e seca de Monserrate, onde se encontra o Jardim do México. Este jardim reúne coleções de plantas de climas quentes, como Palmeiras, Yuccas, Nolinas, Agaves e Cicas.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Relvado
21
10 MIN

Relvado

14:00
10 MIN

O Relvado oferece uma merecida pausa de descanso da caminhada, com belas vistas sobre a diversidade de copas do parque e o oceano. Este é o primeiro relvado plantado em Portugal, tendo a sua grande extensão e curvatura exigido, na altura, a conceção de um engenhoso sistema de rega com base na gravidade.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Galeria Central
22
5 MIN

Galeria Central

14:20
5 MIN

Ao entrar no Palácio, observe o exotismo dos motivos vegetalistas e os rendilhados dos seus elementos decorativos, que prolongam a natureza exterior para os ambientes interiores e reproduzem os jogos de luz e de sombra que se sentem no jardim, sob as copas das árvores.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Sala Musica
23
10 MIN

Sala da Música

14:30
10 MIN

Esta sala de planta circular ocupa a totalidade da torre norte do edifício. A cúpula, cuja base exibe bustos de inspiração neoclássica alusivos às Artes, oferece excelentes condições acústicas, que eram aproveitadas nos recitais que a família Cook promovia, quando habitava Monserrate durante os meses de verão.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Biblioteca 01
24
10 MIN

Biblioteca

14:40
10 MIN

A Biblioteca era a única divisão deste piso que tinha porta. Com as paredes revestidas a estantes, tinha como peça central de mobiliário uma grande secretária de madeira de raiz de nogueira e, por cima da lareira, apresentava-se uma panóplia de armas.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Caminho Perfumado
25
10 MIN

Caminho perfumado

14:50
10 MIN

Depois da visita ao palácio, o regresso ao portão de saída do parque atravessa o Caminho Perfumado, ladeado por duas pérgulas em que crescem trepadeiras, como glicínias e madressilva, que exibem uma aromática floração na primavera e no início do verão.

Ver Detalhe
Convento dos Capuchos

TARDE

Viaje agora de Monserrate até ao Convento dos Capuchos, passando, primeiro, por Colares e, depois, pela localidade de Pé da Serra, onde encontrará indicações para o Convento dos Capuchos. Este percurso tem uma duração de cerca de 30 minutos.

Parques De Sintra Convento Dos Capuchos Terreiro Das Cruzes 01
26
10 MIN

Terreiro das Cruzes

15:30
10 MIN

A descoberta desta singular casa conventual, fundada em 1560 e habitada por frades franciscanos durante quase 300 anos, tem início no Terreiro das Cruzes, a partir do qual se tem acesso ao convento através do Pórtico das Fragas, em que se tocava o sino para entrar. As três cruzes que assinalam o terreiro representam o Gólgota, em que Cristo foi crucificado.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Convento Dos Capuchos Alpendre
27
5 MIN

Alpendre

15:40
5 MIN

O Alpendre de entrada no convento era acessível aos peregrinos. Através de linguagem simbólica, os elementos decorativos permitiam a quem aqui chegava compreender as orientações de vida dos fades que habitavam o convento. Os três nós do cordão simbolizam os três votos destes homens: o de pobreza, o de obediência e o de castidade.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Convento Dos Capuchos Igreja 01
28
5 MIN

Igreja

15:45
5 MIN

Esta singular igreja assemelha-se a uma gruta, evocando a lenda da fundação do convento segundo a qual o Rei D. João III caçava nestas serranias num dia quente de verão e, sofrendo de cansaço provocado pela agitação da caça e pelo calor, procurou o abrigo sombrio de uma grande rocha de granito sob a qual acabou por adormecer. Reza a lenda que, enquanto dormia, o Rei sonhou com anjos que adoravam a Santa Cruz na concavidade da lapa sob a qual descansava e, ao acordar, ordenou para esse local a fundação de um convento consagrado à Santa Cruz, com a qual havia sonhado, a ser entregue à ordem Franciscana.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Convento Dos Capuchos Claustro 01
29
15 MIN

Claustro e Mata da cerca conventual

16:15
15 MIN

No claustro, rodeado por uma densa mata de vegetação autóctone, praticava-se o exercício da contemplação. A pequena mata da cerca do convento beneficiou da proteção dos religiosos durante séculos, tendo sobrevivido à intensa desflorestação que a serra de Sintra sofreu, e constitui, hoje, a mancha mais antiga de vegetação nativa sintrense.

Ver Detalhe
Farol Cabo Roca

TARDE

Termine o dia no ponto mais ocidental, não só da Serra de Sintra, como também do continente europeu. Para o efeito, deve retomar a estrada até à localidade de Pé da Serra e daí seguir para sul, na direção de Cascais, e seguir as indicações até ao Cabo da Roca.

Parques De Sintra Farol Do Cabo Da Roca Image 02
30
20 MIN

Farol

16:40
20 MIN

Em funcionamento desde 1772, este é um dos faróis mais antigos de Portugal. A sua torre imponente, de 22 metros de altura, e a sua cor vermelha fazem com que este promontório nunca passe despercebido.

Ver Detalhe
#PARQUESDESINTRA

SELECIONE AS SUAS AS MELHORES FOTOGRAFIAS E PARTILHE-AS

Este roteiro inclui:

Parques De Sintra Palacio De Queluz

Palácio Nacional de Queluz

Info
Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Palácio Nacional de Sintra

Info
Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate

Parque e Palácio de Monserrate

Info
Parques De Sintra Convento Dos Capuchos

Convento dos Capuchos

Info
Parques De Sintra Farol Do Cabo Da Roca

Farol Cabo da Roca

Info

Compre o pack e usufrua de desconto.

 Comprar Bilhete