De 28/11 a 8/12, alteração dos horários de encerramento | sábados, domingos e terças: encerramento às 13h (última entrada: 12h); segundas: encerramento às 15h (última entrada: 14h)

Parques De Sintra Castelo Dos Moutos Muralhas 02

Roteiro Pedestre

Parques e Monumentos de Sintra a pé

Espaços a visitar

Palácio Nacional de Sintra
Castelo dos Mouros
Parque e Palácio da Pena
Vila Sassetti

Sintra é o lugar de todos os lugares. Pode descobrir alguns dos mais representativos monumentos de Sintra num só dia, recorrendo apenas a percursos pedestres e deixando-se absorver pela história e pela natureza envolvente.

02 Roteiro Pedestre

1 DIA

Recomendamos iniciar o roteiro às 09h30

Dificuldade

Média - Algumas subidas

Fotografia

Permitida, para fins particulares, sem tripé e sem uso de flash, com exceção para o Palácio da Pena, em que a captação de imagens só é permitida nos espaços exteriores

Percurso

A pé, com alguns trajetos de longa distância

Ponto de Partida

Entrada do Palácio Nacional de Sintra

Parque e Palácio Nacional Sintra

MANHÃ

Comece o dia no coração de Sintra, o centro histórico desta vila. O Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, define a silhueta desta paisagem com as suas duas enormes e majestosas chaminés, que não passam despercebidas a quem por ali passa.

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Cisnes
1
10 MIN

Sala dos Cisnes

9:35
10 MIN

Os cisnes brancos que decoram o teto desta sala contribuem para o nome por que é conhecida. É a maior sala do palácio e aqui aconteciam as funções mais relevantes, como receções de embaixadas, banquetes e celebrações.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional Sintra Sala Das Pegas 01
2
5 MIN

Sala das Pegas

9:40
5 MIN

O nome desta sala deve-se às 136 pegas pintadas no teto. As aves seguram nos bicos a tarja com a divisa de D. João I, “por bem”, e nas patas, a rosa que poderá ser uma alusão à Casa de Lencaste (Lancaster), à qual pertencia a rainha D. Filipa.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional Sintra Sala Dos Brasoes 01
3
5 MIN

Sala dos Brasões

9:45
5 MIN

Localizada no ponto mais elevado do Palácio, a Sala dos Brasões é o expoente máximo da intervenção manuelina no edifício e a mais importante sala heráldica de toda a Europa.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Manuelina Aposentos D Maria Pia
4
15 MIN

Aposentos de D. Maria Pia

9:50
15 MIN

Localizados no piso superior da ala nascente do palácio, estes aposentos foram utilizados por D. Maria Pia de Saboia (1847-1911), a última rainha a habitar este palácio.

Ver Detalhe
PNS 2
5
30 MIN

Cafetaria do Pátio do Leão

10:15
30 MIN

No Pátio do Leão e Jardim, encontrará uma cafetaria com uma agradável esplanada, que permitirá fazer uma pausa, prolongando a sua experiência deste palácio.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Palacio Nacional Sintra Jardim Da Preta
6
15 MIN

Jardim da Preta

10:45
15 MIN

Depois de uma refrescante pausa, poderá conhecer os jardins do Palácio Nacional de Sintra. Não deixe de visitar o Jardim da Preta, recentemente restaurado, cuja designação se deve à singular figura em relevo de uma mulher negra, que ornamenta este local.

Ver Detalhe
Castelo dos Mouros

MANHÃ

Atravesse o centro histórico até à Igreja de Santa Maria (aproximadamente 15 min.) e faça o percurso pedestre de Santa Maria até ao Castelo dos Mouros. Este percurso tem a duração de cerca de 45 minutos.

Parques De Sintra Castelo Dos Mouros Praca Armas
7
10 MIN

Praça de Armas

12:00
10 MIN

Esta praça entre muralhas, a céu aberto, era utilizada para a concentração da guarnição militar. No século XIX, as reformas que D. Fernando II empreendeu no castelo transformaram este local no espaço de contemplação de inspiração romântica.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Castelo Dos Mouros Alcacova
8
10 MIN

Alcáçova

12:10
10 MIN

A Alcáçova era o último reduto da fortaleza e integra a torre de menagem do castelo. Localiza-se num dos pontos mais altos das muralhas e dela tem-se uma ampla vista sobre a várzea a norte da serra e o oceano Atlântico.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Castelo Dos Moutos Muralhas 03
9
20 MIN

Muralhas

12:20
20 MIN

Nas muralhas do castelo são visíveis diversas fases de construção, que evidenciam as suas alterações ao longo dos tempos. Os caminhos de ronda que as percorrem permitem a observação de uma paisagem ímpar.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Castelo Dos Mouros Torrereal
10
15 MIN

Torre Real

12:40
15 MIN

Situada no lado oposto à Alcáçova, a Torre Real é o ponto mais alto destas muralhas e proporciona uma espetacular vista da serra, com especial destaque para o Palácio da Pena.

Ver Detalhe
Parque e Palácio Nacional da Pena

TARDE

Para chegar ao Palácio da Pena, siga o percurso pedestre indicado até à entrada principal do Parque da Pena e depois suba até ao Palácio. Este percurso tem a duração de cerca de 30 minutos.

Restaurante Palaciopena Credits PSML Wilsonpereira 2014 35
11
1 HORA

Restaurante do Palácio

13:30
1 HORA

Depois de uma manhã bem preenchida, este é o local ideal para uma pausa prolongada para almoço.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Claustro Manuelino
12
20 MIN

Claustro quinhentista e aposentos

14:30
20 MIN

A zona mais íntima do Palácio da Pena, reservada à família real e às pessoas mais próximas, organiza-se em torno do Claustro quinhentista do antigo mosteiro de monges jerónimos que D. Fernando II adaptou em área de residência. Em torno dos dois pisos que o circundam, encontram-se diversos aposentos, gabinetes e a Sala de Jantar.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Terraco Da Rainha 01
13
5 MIN

Terraço da Rainha

14:50
5 MIN

Este terraço voltado a Sul oferece uma vista panorâmica sobre o Parque da Pena e a Serra. Daqui é também possível observar de mais perto a fachada do Palácio Novo, que foi acrescentada à estrutura original do antigo mosteiro.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Salao Nobre
14
5 MIN

Salão Nobre

15:00
5 MIN

Concebido como sala de audiências, o Salão Nobre é a sala mais representativa do Palácio da Pena, em torno da qual se dispõe o “Palácio Novo”. Neste exuberante salão é possível admirar a interdisciplinaridade da decoração, em que a arquitetura, os revestimentos, o mobiliário, os têxteis e a coleção de vitrais de D. Fernando se conjugam na perfeição.

Ver Detalhe
64 (1) (1)
15
5 MIN

Cozinhas

15:15
5 MIN

Destinada a servir grandes banquetes para festas, esta era a cozinha principal do palácio. Os elaborados utensílios em cobre estão marcados com a sigla PP (Palácio da Pena) e o monograma coroado de D. Fernando II.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Guerreiro
16
10 MIN

Templo das Colunas, Guerreiro e Mesa da Rainha

15:30
10 MIN

Propõe-se agora um mergulho no arvoredo em busca dos recantos que é possível avistar dos terraços do palácio. Percorrendo os caminhos sinuosos do parque, somos levados a descobrir o Templo das Colunas, cuja cúpula amarela sustentada por doze colunas sobressai por entre as copas das árvores. Das suas imediações avista-se a estátua do Guerreiro e, a seus pés, uma mesa octogonal que tomou a designação de Mesa da Rainha por ser um dos locais de eleição da Rainha D. Amélia.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Cruz Alta
17
5 MIN

Cruz Alta

15:45
5 MIN

Seguindo pelo caminho ascendente que parte da proximidade da Mesa da Rainha chega-se ao ponto mais alto da Serra de Sintra, a Cruz Alta, a 528 metros de altitude, de onde se tem uma vista surpreendente sobre o verde da serra, a planície da várzea, a norte, a costa de Cascais, a sul, e o oceano atlântico, a oeste.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Alto De Santa Catarina 01
18
5 MIN

Alto de Santa Catarina

16:00
5 MIN

Percorrendo, desde a Cruz Alta, a encosta da serra pelos caminhos estreitos e sinuosos que percorrem um bosque dominado por carvalhos, castanheiros e faias, descobrem-se recantos íntimos como o Alto de Santa Catarina, miradouro de excelência sobre o palácio. Aqui é possível encontrar um assento esculpido na rocha, revestido com alcatrão e decorado a azulejos, conhecido como o Trono da Rainha por ser outro dos locais da preferência da Rainha D. Amélia.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Chalet E Jardim Da Condessa Dedla Pedras Chalet
19
10 MIN

Jardim da Condessa d’Edla

16:15
10 MIN

No extremo ocidental do Parque da Pena encontra-se o cenário idílico do Jardim da Condessa d’Edla, com os seus caminhos serpenteantes e espécies exóticas. Destacam-se as coleções botânicas minuciosamente planeadas, como a Feteira da Condessa, que reúne a mais antiga coleção de fetos arbóreos do parque, percorrida por uma linha de água que forma pequenos lagos e cascatas, e uma notável coleção de camélias, cuja floração tem o delicado contraponto da floração de azáleas e rododendros.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Chalet E Jardins Da Condessa Dedla Image 02
20
15 MIN

Chalet da Condessa d’Edla

16:30
15 MIN

No enquadramento cénico deste jardim, encontra-se uma das construções com mais interesse do Parque da Pena – o Chalet da Condessa d’Edla, ou Casa do Regalo, mandado construir por D. Fernando II e a sua segunda mulher, a Condessa d’Edla, como local de refúgio do casal.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Abegoaria E Quinta Da Pena
21
15 MIN

Abegoaria e Quinta da Pena

16:45
15 MIN

Esta zona do parque foi criada por D. Fernando II, obedecendo ao conceito de Ferme Ornée (Quinta Ornamental), em que as funções produtivas e cénicas proporcionavam agradáveis “passeios campestres” no enquadramento romântico do arboreto da Pena. O ponto central e dominante da Quinta da Pena é a Abegoaria, edifício que tinha funções de apoio às atividades agrícolas, com estábulos para animais. Em torno da Abegoaria situam-se os cercados com animais de quinta e um prado com espaços de repouso e de piquenique e o complexo de estufas, indispensáveis à manutenção dos jardins.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Fonte Dos Passarinhos E Vale Dos Lagos
22
10 MIN

Fonte dos Passarinhos e Vale dos Lagos

17:00
10 MIN

O vale que divide o Parque da Pena (sensivelmente ao meio) é a zona de quota mais baixa do parque, para onde correm todas das linhas de água que o atravessam. Este caminho parte da Fonte dos Passarinhos, pequeno pavilhão neomourisco que encerra uma pequena fonte de águas cristalinas cujo som é amplificado pela eficiente acústica do edifício. Percorre-se depois o caminho que ladeia cinco lagos ligados por pequenas cascatas e dispostos ao do ameno vale frondejante, sempre acompanhado pelo som da água corrente. Nos lagos surgem, ainda, duas pateiras, estruturas de abrigo para aves aquáticas, cuja arquitetura invoca as duas mais imponentes construções dos domínios de D. Fernando II.


Saindo do Parque da Pena pelo portão dos Lagos, toma-se depois o Percurso Pedestre da Vila Sassetti para regressar o Centro Histórico de Sintra, ao longo do qual poderá desfrutar de um maravilhoso jardim, de vistas panorâmicas sobre a serra e conhecer a casa principal desta quinta, de arquitetura de tradição italiana.

Ver Detalhe
#PARQUESDESINTRA

SELECIONE AS SUAS AS MELHORES FOTOGRAFIAS E PARTILHE-AS

Este roteiro inclui:

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Palácio Nacional de Sintra

Info
Parques De Sintra Castelo Dos Mouros

Castelo dos Mouros

Info
Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Parque e Palácio da Pena

Info

Compre o pack e usufrua de desconto.

 Comprar Bilhete