00 PNP Osmisterioseencantosdoparquedapena

Roteiro

Os Mistérios e Encantos do Parque da Pena

Espaços a visitar

Parque e Palácio Nacional da Pena
Chalet e Jardim da Condessa d'Edla

 

Todos os jardins têm os seus segredos. Neste roteiro acompanhado de meio dia, os participantes vão poder descobri-los, ao percorrer os caminhos labirínticos dos cerca de 85 hectares do Parque da Pena, em que os diferentes cenários se desenvolvem e evoluem, despertando uma sucessão de emoções. Recantos misteriosos, onde há sempre algo novo para conhecer, e edifícios enigmáticos surgem enquadrados por uma diversidade de cenários paisagísticos e exóticas coleções botânicas. Um descontraído piquenique na Quinta da Pena antecede a visita ao Chalet da Condessa d’Edla, edifício único, construído em plena comunhão com a natureza.

06 Os Misterios Encantos Do Parque Da Pena

MEIO DIA

Com início às 09h30

MÉDIA

Algumas subidas

Fotografia

Permitida, para fins particulares, sem tripé e sem uso de flash nos interiores, com exceção para o Palácio da Pena, em que a captação de imagens só é permitida nos espaços exteriores

Percurso

A pé, com alguns trajetos de longa distância

Ponto de Partida

Largo D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, às 09h30 - acolhimento dos participantes inscritos no Roteiro e transporte até ao Parque da Pena

Parque e Palácio Nacional da Pena

MANHÃ

Este roteiro está pensado para que possa usufruir destes maravilhosos locais sem preocupações. A Parques de Sintra acompanha-o do início ao fim do percurso, acolhendo-o no Largo D. Fernando II, em S. Pedro de Sintra, garantindo o seu transporte até à Pena e servindo-lhe as refeições. A única coisa em que tem de pensar é em tirar partido da caminhada, encher os pulmões de ar puro e absorver a beleza dos inúmeros recantos que há por descobrir.

Roteiro Fotografia 01
1
10 min

Picadeiro

09:45
10 min

A sua experiência do Parque da Pena inicia-se no Picadeiro, local rodeado de belíssimas magnólias onde, em tempos, os jovens príncipes terão aprendido a montar e onde se jogou ténis pela primeira vez em Portugal.
Aqui receberá um pequeno snack para lhe dar forças para esta primeira parte da caminhada.

Ver Detalhe
02 PNP Mesarainha
2
15 min

Templo das Colunas / Guerreiro / Mesa da Rainha

10:00H
15 min

Percorrendo os caminhos sinuosos do parque, somos levados a descobrir o Templo das Colunas, cuja cúpula amarela sustentada por doze colunas sobressai por entre as copas das árvores. Das suas imediações avista-se a estátua do Guerreiro e, a seus pés, uma mesa octogonal que tomou a designação de Mesa da Rainha por ser um dos locais de eleição da Rainha D. Amélia.

Ver Detalhe
03 PNP Cruz Alta
3
10 min

Cruz Alta

10:20
10 min

Prepare-se agora para subir ao ponto mais alto da Serra de Sintra, a Cruz Alta, situada a 528 metros de altitude. Daqui, e da encosta que se desce depois, tem-se algumas das vistas mais surpreendentes sobre o verde da serra, do qual emerge o Palácio da Pena, e a planície da várzea, a norte, a costa de Cascais, a sul, e o oceano atlântico, a oeste.

Ver Detalhe
04 PNP FPreta2
4
20 min

Fonte da Preta / Tanque dos Sete Pinheiros

11:00
20 min

A descida da encosta da Cruz Alta leva-nos a mergulhar novamente no arvoredo, no interior do qual somos surpreendidos por recantos à espreita por entre o musgo, como a Fonte da Preta e o Tanque dos Sete Pinheiros. Aqui poderá também saborear os sons e a magia de um lindo bosque de faias, pontuado por rododendros e camélias.

Ver Detalhe
05 Feteirarainha
5
20 min

Lago da Concha e Feteira da Rainha

11:20
20 min

Emerge-se deste bosque encantado ao som da água que corre no Lago da Concha e que alimenta um dos mais exóticos vales do parque, a Feteira da Rainha, coleção que reúne frondosos fetos arbóreos oriundos da Austrália e da Nova Zelândia. O vale é ladeado por altos carvalhos de folha caduca, que proporcionam a estas espécies sensíveis condições ideais de ensombramento ao longo de todo o ano, e cujas copas se fundem no topo, evocando uma estrutura semelhante à da nave de uma catedral gótica.

Ver Detalhe
06 PNP Jardcamelias
6
20 min

Jardim das Camélias, Capela Manuelina e Tanque dos Frades

11:40
20 min

Ao lado da Feteira da Rainha encontra-se o Jardim das Camélias, a mais importante coleção destas espécies no Parque da Pena, que lhe mereceu a distinção como “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society, em 2014. Oriundas da China e do Japão, estas espécies foram aqui introduzidas por D. Fernando II na década de 1840. Desde então, tornaram-se o ex-libris do inverno sintrense, época do ano em que florescem, animando os jardins com cores e formas variadas. Neste jardim encontrará igualmente a Capela Manuelina e o Tanque dos Frades, reminiscências da antiga cerca do mosteiro quinhentista em torno do qual D. Fernando II concebeu o Palácio da Pena.

Ver Detalhe
07 PNP Vlagos
7
20 min

Fonte dos Passarinhos e Vale dos Lagos

12:00
20 min

Na base do Jardim das Camélias descobre-se a Fonte dos Passarinhos, pequeno pavilhão neomourisco que encerra uma pequena fonte de águas cristalinas cujo som é amplificado pela eficiente acústica do edifício. Seguindo o percurso desta água chega-se então ao Vale dos Lagos, a zona de cota mais baixa do parque, para onde correm todas das linhas de água que o atravessam. O caminho ladeia os cinco lagos ligados por pequenas cascatas, dispostos à sombra do ameno vale frondejante, sempre acompanhado pelo som da água corrente. Nos lagos surgem, ainda, duas pateiras, estruturas de abrigo para aves aquáticas, cuja arquitetura invoca as duas mais imponentes construções dos domínios de D. Fernando II: o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

Ver Detalhe
08 PNP Abeg+Quintapena
8
30 min

Abegoaria e Quinta da Pena

12:30
30 min

Atravessar o Vale dos Lagos para a zona ocidental do parque significa uma mudança completa de cenário que proporciona emoções diferentes e uma nova viagem na imaginação. Esta zona do parque foi criada por D. Fernando II obedecendo ao conceito de Ferme Ornée (Quinta Ornamental), cenário que lhe proporcionava agradáveis “passeios campestres”. O ponto central e dominante da Quinta da Pena é a Abegoaria, edifício que tinha funções de apoio às atividades agrícolas, com estábulos para animais. Em torno da Abegoaria situam-se os cercados com animais de quinta, com cabras, ovelhas, cavalos e coelhos, um prado com espaços de repouso e de piquenique e o complexo de estufas, em que são reproduzidas algumas das espécies indispensáveis à manutenção dos jardins.

Na Quinta da Pena ser-lhe-á servido um piquenique que lhe permitirá apreciar melhor esta cenografia bucólica. Não haverá certamente cenário mais belo para retemperar energias em comunhão com a natureza.

Ver Detalhe
09 PNP Jardimcondessa
9
30 min

Jardim da Condessa d’Edla

14:30
30 min

A pérgula que surge a seguir às estufas da Quinta da Pena conduz ao Jardim da Condessa d’Edla, obra de D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla. Contém coleções botânicas minuciosamente planeadas, como a Feteira da Condessa, que reúne a mais antiga coleção de fetos arbóreos do parque, percorrida por uma linha de água que forma pequenos lagos e cascatas, e outra notável coleção de camélias, cuja floração tem o delicado contraponto da floração de azáleas e rododendros. Dominando a delicadeza deste jardim encontram-se as Pedras do Chalet, o altaneiro caos de blocos de granito, exposto no ponto mais alto, perto desta construção. Daqui, percorrendo um labirinto de pedra e musgo, é possível avistar o Palácio da Pena, ao longe com as suas fachadas viradas a poente.

Ver Detalhe
10 PNP Chalet
10
30 min

Chalet da Condessa d’Edla

15:00
30 min

No cenário idílico do Jardim da Condessa d’Edla, encontra-se uma das construções mais belas e interessantes do Parque da Pena – o Chalet, ou Casa do Regalo, mandado construir por D. Fernando II e a sua segunda mulher, a Condessa d’Edla, como local de refúgio. É o primeiro chalet à maneira alpina construído em Portugal, moda que posteriormente se generalizou na região de Sintra/Cascais, e integra-se na perfeição neste cenário romântico, através da simulação de revestimento a tábuas de maneira. Nos interiores, descobrirá os espaços íntimos do casal, finamente decorados ao gosto de ambos.

“Um parque perfeito, ou, por outras palavras, um que tenha sido idealizado através da Arte, deve, tal como um bom livro, despertar pelo menos tantos pensamentos e sentimentos quantos os que revela” Hermann von Pückler-Muskau (1785–1871), autor de um vasto conjunto de reflexões sobre o paisagismo romântico.

Terminado este roteiro, e esperando que este “parque perfeito” tenha despertado em si a variedade de emoções que o seu autor, D. Fernando II, intencionou, teremos à sua disposição o transporte que o devolverá ao ponto de partida, pelas 15h45.

Ver Detalhe
#PARQUESDESINTRA

SELECIONE AS SUAS AS MELHORES FOTOGRAFIAS E PARTILHE-AS

Este roteiro inclui:

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Parque e Palácio Nacional da Pena (inclui Chalet da Condessa d'Edla)

Info

Transporte de ida e volta entre S. Pedro de Sintra e a Pena

Info

Snack da manhã, almoço piquenique e café da tarde

Info

Acompanhamento permanente

Info

Compre o pack e usufrua de desconto.

 Comprar Bilhete