Noites de Queluz - Concerto para Famílias

Divíno Sospiro, Dias Da Música ,CCB, 27 04 2019, Lisboa 084 (1)

Local

Palácio Nacional de Queluz

Data

25 de Outubro - 19h00

Descrição

Tal como na edição anterior, o ciclo “Noites de Queluz” conta com um Concerto para Famílias. A obra escolhida este ano foi Dom Quixote no Casamento de Comacho, de Georg Philipp Telemann, narrada pela atriz Lígia Roque. Com conceção de Ana Raquel Pinheiro, esta iniciativa inovadora tem como objetivo aproximar os mais novos da música setecentista através de uma mediação especialmente formulada para o jovem público, ajudando-o a interpretar a história que é contada e colocando-o em contacto com os músicos e os instrumentos, num ambiente intimista e informal.

 

Sinopse e Programa

Aventuras do Quixote em Hamburgo

O ‘cavaleiro da triste figura’ nunca levou o seu Rocinante para lá dos Pirenéus, mas a obra de Cervantes depressa galgou fronteiras e inspirou outros artistas. Um deles foi Georg Philipp Telemann (1681-1767), desde 1721 detentor do posto musical mais importante da cidade hanseática de Hamburgo, o qual, aos 80 anos, dá mostras de uma vitalidade e humor aparentemente inesgotáveis ao pegar no episódio do casamento de Camacho com Quitéria como matéria literária para a serenata que hoje parcialmente escutamos, numa selecção de trechos a cargo do Divino Sospiro.

Bernardo Mariano (musicólogo)

 

PROGRAMA

 

Georg Philipp Telemann (1681-1767)

  • Dom Quixote no Casamento de Comacho

Preçário

Bilhete por Concerto
15 €
Bilhete Criança (Exclusivo Concerto para Famílias)
7,5 €

Músicos

  • André Henriques (baritono)
  • Christian Lujan (baixo)
  • Mario Maniatopoulos (tenor)
  • Mariana Castello-Branco (soprano)
  • DIVINO SOSPIRO: Iskrena Yordanova (violino); Raquel Cravino (violino); César Nogueira (violino); Luciana Cruz (violino); Nuno Mendes (violeta); Ana Raquel Pinheiro (violoncelo); Pedro Wallenstein (contrabaixo); José Carlos Araújo (cravo); Richard Buckley (caixa e tímpanos); Massimo Mazzeo (violeta e direção)

Narração

  • Lígia Roque

Conceito e Guião

  • Ana Raquel Pinheiro