15 a 30 janeiro: encerramento temporário no âmbito do atual Estado de Emergência

Linhas do Tempo - Palácio Nacional de Sintra

Monumento

Palácio Nacional de Sintra

Objetivo

Preparar a visita e explorar mais aprofundadamente os temas relacionados com este palácio no final da sua visita.

Produção de conteúdos

Conservadores e investigadores do Palácio Nacional de Sintra

Acesso

Conteúdo gratuito

1000 anos de história do Palácio Nacional de Sintra

Ferramenta digital, acessível e interativa, que permite explorar quatro linhas cronológicas paralelas que enquadram os acontecimentos mais relevantes para a compreensão daquele que é um dos monumentos nacionais mais importantes e o palácio nacional mais antigo de Portugal.

Cada acontecimento tem conteúdos em formato texto ou imagem, com ligações internas para outras linhas, o que permite relacionar a história deste palácio com os acontecimentos regionais, nacionais e internacionais.

 

Linhas cronológicas disponíveis

  • Linha Mundo: identifica acontecimentos marcantes da história do Ocidente e oferece marcos cronológicos que ajudam a situar os eventos nas restantes linhas.
  • Linha Portugal: enquadra os principais períodos políticos que acompanharam a evolução do Paço, desde a sua possível fundação, durante o período muçulmano.
  • Linha Casa das Rainhas: dedicada à instituição que geria as propriedades e bens entregues pelos reis às rainhas para que estas tivessem rendimentos próprios. Sintra era terra das Rainhas e, nesta linha, apresentam-se as suas biografias ao longo da história.
  • Linha Paço de Sintra: identifica os principais períodos de construção e transformação do edifício, oferecendo uma visão rápida da diversidade de etapas de construção e alteração do monumento que hoje é possível visitar.