Aurora (Sunrise, A Song of Two Humans), 1927
Título original: Sunrise, A Song of Two Humans; País: EUA; Ano: 1927; Realização: F. W. Murnau; Produção: William Fox, (Fox Film Corporation); Argumento: Carl Mayer (adaptação do conto Viagem a Tilsit, de Hermann Sudermann).
Interpretação: George O’Brien (O Homem), Janet Gaynor (A Esposa), Margaret Livingston (A Mulher da Cidade), Bodil Rosing (A Criada), J. Farrell MacDonald (O Fotógrafo), Ralph Sipperly (O Barbeiro), Jane Winton (Manicura).
Fotografia: Charles Rosher, Karl Struss (P&B, 1.33:1); Efeitos especiais: Frank D. Williams; Montagem: Harold D. Schuster; Direcção Artística: R Rochus Gliese; Caracterização: Charles Dudley; Duração: 94 minutos; Estreia: 23 de Setembro de 1927 (EUA), 14 de Fevereiro de 1929 (Portugal).
Antes de Sunrise, e na Alemanha, Murnau já havia assinado várias obras-primas, entre elas o portentoso Nosferatu, talvez o seu filme mais conhecido.
Recorrentemente considerado como o mais belo filme da história do cinema, Aurora é, seguramente, o mais cinematográfico dos filmes, principalmente pelo modo como transpõe a simples história de um triângulo amoroso para um território metafísico cheio de suspense e dramatismo.
Filme nocturno e aquático, Aurora é um mágico e sublime poema de perdição e redenção. Foi também um filme decisivo para Hollywood, mostrando o poder do cinema na construção de um mundo de afectos e sensações intensamente originais.
Esplendor na Relva – 12 Obras-primas do Cinema em Monserrate
Um conjunto de obras-primas do cinema, que a tecnologia permite ver agora em larguíssima escala e num cenário único: um anfiteatro natural e ao ar livre, bordejado por uma moldura arquitetónica operática, que acrescentará dimensões próprias a uma esplendorosa experiência do cinema.
Mais informações em: www.parquesdesintra.pt/experiencias-e-lazer/esplendor-na-relva-12-obras-primas-do-cinema-em-monserrate/
Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, , www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.
Subscrever a Newsletter



