Logo Psml Small

Projetos Aberto para Obras

Detalhe de trabalho de restauro de revestimento executado por uma técnica de conservação e restauro.

©PSML | Emigus

O conceito “Aberto para Obras” refere-se à possibilidade de os visitantes presenciarem de perto os trabalhos de salvaguarda e valorização em curso nos diversos parques e monumentos, sendo também possível o diálogo com os técnicos envolvidos. Trata-se de uma das iniciativas mais emblemáticas da Parques de Sintra, presente nos diversos projetos de requalificação implementados nos parques, palácios, jardins e monumentos, sempre de portas abertas ao público.

Com base neste conceito, a Parques de Sintra inclui, em todos os projetos de recuperação que não coloquem em causa a segurança do visitante ou do trabalhador, a exigência de que os mesmos sejam efetuados à vista do público. Os técnicos respondem às questões que lhes são colocadas, motivados pela Parques de Sintra a explicar proativamente aos visitantes o trabalho que estão a desenvolver. Pretende-se, deste modo, manter o trabalho em curso visível, permitindo aos visitantes reconhecer a exigência da manutenção do Património (natural, arquitetónico e museológico) e compreender o investimento humano e financeiro necessário para a conduzir. Adicionalmente, ao assistir às obras, é mais imediata a noção da evolução das mesmas, o que potencia uma melhor apreciação dos resultados finais.

A Parques de Sintra acredita também que o facto de os visitantes assistirem a este tipo de trabalho poderá ser útil para o despertar de vocações, dado que vários milhares de pessoas, por ano, observam um tipo de trabalho que habitualmente é feito em gabinetes não acessíveis ao público em geral.

img pintrest