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Sobre o projeto

Everyone has the right to freely participate in the cultural life of the community, to enjoy the arts and to share in scientific advancement and its benefits.

 Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948  | Artigo XXVII

 

Nos últimos anos a Comissão Europeia tem alertado para a inclusão das pessoas com deficiência como sendo uma prioridade, desenvolvendo diversos planos de ação.
Considerando que o acesso às artes e à cultura é um direito de todos os cidadãos, independentemente das suas características e capacidades, a Parques de Sintra – Monte da Lua encarou como fundamental tornar o Património Cultural e Natural das propriedades que gere, inclusivo.
A Parques de Sintra tem em curso o projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob sua gestão e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso ao Património natural e construído.

Este projeto, com um investimento global de cerca de 2 milhões de Euros, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal em 25%, teve como ponto de partida uma base de investigação sobre as práticas globais, contando também com a consultoria de várias associações nacionais do setor, nomeadamente a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), a APS (Associação Portuguesa de Surdos) e a Associação Salvador, com as quais foram estabelecidos protocolos. Implicou a integração na empresa de uma bolseira de doutoramento que efetua a investigação das boas práticas, análise de casos de estudo e dos produtos disponíveis no mercado global. Desta forma, foi definida a melhor estratégia e selecionadas as melhores opções de acordo com os impactos pretendidos.

Este projeto incide sobre três dimensões da acessibilidade:
– Física, melhorando as condições de mobilidade proporcionando uma visita autónoma e segura por parte de todos, com adaptações físicas dos espaços exteriores e interiores e aquisição de novos equipamentos;

– À informação, melhorando a comunicação, independentemente das características dos visitantes;

– Aos serviços, prestando mais e melhores serviços a públicos diversificados, incluindo pessoas com deficiência, garantindo uma transmissão de conhecimentos ao nível cultural mais eficaz

Além das parcerias estabelecidas com Associações nacionais já mencionadas, a Parques de Sintra tornou-se também membro da European Network for Accessible Tourism (ENAT). A principal missão desta instituição é tornar destinos turísticos europeus e respetivos serviços acessíveis a todos os visitantes, disponibilizando ajudas técnicas e partilha de conhecimentos, assumindo um compromisso na igualdade de oportunidade no acesso ao turismo e à cultura. A Parques de Sintra tornou-se também sócia da associação Acesso Cultura no final de 2014.

 

PREPARE A SUA VISITA
O compromisso da empresa para com a Responsabilidade Social também se reflete na política de preços, existindo uma redução do preço dos bilhetes para pessoas com deficiência em 70% no Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra e 50% nos restantes Parques e Palácios. A pessoa que requer o serviço deve apresentar, sempre que solicitado, comprovativo adequado. Ao acompanhante de uma pessoa com algum tipo de deficiência não será cobrada a entrada.

Consulte o tarifário em vigor.

Download da brochura do projeto Parques de Sintra Acolhem Melhor

 

Vídeo sobre o projeto Parques de Sintra Acolhem Melhor

A informação disponibilizada neste site permite a decisão a priori sobre os locais a aceder, apelando ao direito de igualdade de oportunidades. Poderá consultar informação sobre acesso físico em cada local, visitas guiadas existentes atualmente e serviços disponíveis mediante marcação que permitam uma melhor fruição no espaço por pessoas com mobilidade condicionada.

É aconselhável a consulta prévia e reserva de serviços de modo a ser recebido da forma mais completa possível. Para mais informações contactar o e-mail info@parquesdesintra.pt ou o telefone +351 21 923 73 00, através dos quais poderá obter informações adicionais.
A Parques de Sintra já tem disponível um atendimento por vídeo-chamada (com intérprete) para a comunidade surda, disponibilizado através de uma parceria com a empresa Serviin. Este serviço permite aos cidadãos surdos contactarem a Parques de Sintra através de um intermediário que comunicará com Língua Gestual por via de vídeo-chamada e que disponibilizará as informações fornecidas pela empresa em resposta às questões colocadas. O contacto poderá ser feito através do número 12472 (1 cêntimo por minuto) ou através de registo no Portal do Cidadão Surdo (gratuito). O serviço funciona nos dias úteis das 9h às 18h30.

Nota: É permitida a entrada de cães-guia. Estão disponíveis bebedouros para os cães-guia.

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