Logo Psml Small

O Palácio é o grande monumento que cresce na vila e lhe acentua o carácter

Vítor Serrão, historiador da arte

Tudo em Sintra é divino Não há cantinho que não seja um poema

Eça de Queirós, Os Maias, 1888

Sintra é o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar

Vergílio Ferreira, Louvar Amar

Dou e outorgo, a vós, rainha Dona Isabel as minhas vilas de Sintra

Rei Dom Dinis, último quartel do século XIII

Duas chaminés acopladas dominam todo o edifício

Hans Christian Andersen, Uma visita a Portugal, 1866

Parques de Sintra volta a associar-se à "Ciência Viva no Verão"

Fotografia da atividade 'O Mundo das Abelhas e outros Insetos Polinizadores', na Quintinha de Monserrate

©PSML | Susana Morais

A Parques de Sintra volta a associar-se à iniciativa “Ciência Viva no Verão”, com a atividade “O Mundo das Abelhas e outros Insetos Polinizadores – o Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate”.

Serão seis sessões gratuitas subordinadas ao tema da apicultura, integradas na rubrica “Biologia no Verão”, que decorrerão nos dias 22 e 29 de julho, 12, 19 e 26 de agosto, e 9 de setembro, entre as 10h00 e as 13h30, na Quintinha de Monserrate.

Esta atividade teórica e prática, levará os participantes à descoberta do mundo dos insetos e do papel fulcral que, enquanto animais polinizadores, desempenham na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, na vida humana.

O ponto de partida será o Apiário Pedagógico da Quintinha de Monserrate onde, recorrendo ao exemplo das abelhas e da apicultura, serão abordadas temáticas como a reprodução das plantas, as ameaças químicas e biológicas à vida dos insetos, de que modo é possível contribuir em prol da sua defesa e conservação e qual a importância ecológica e económica deste grupo de animais.

Será dado destaque à organização social das abelhas, aos produtos que originam e às suas aplicações na alimentação, saúde, cosmética e outros. Haverá ainda uma prova de méis.

A Parques de Sintra participa desde 2002 na “Ciência Viva no Verão”, uma iniciativa da Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica, que visa promover, com atividades gratuitas, a cultura científica e em várias áreas de conhecimento.

A participação nesta atividade é gratuita e requer inscrição prévia, que pode ser feita a partir de hoje, através do site da Ciência Viva.

img pintrest