Logo Psml Small

O Palácio é o grande monumento que cresce na vila e lhe acentua o carácter

Vítor Serrão, historiador da arte

Tudo em Sintra é divino Não há cantinho que não seja um poema

Eça de Queirós, Os Maias, 1888

Sintra é o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar

Vergílio Ferreira, Louvar Amar

Dou e outorgo, a vós, rainha Dona Isabel as minhas vilas de Sintra

Rei Dom Dinis, último quartel do século XIII

Duas chaminés acopladas dominam todo o edifício

Hans Christian Andersen, Uma visita a Portugal, 1866

Parques de Sintra e Câmara Municipal de Sintra assinam protocolo para sistema de vigilância e intervenção na serra de Sintra

Fotografia aérea da Serra de Sintra

©NES – Serviços de imagem e documentação aérea

A Parques de Sintra, a Câmara Municipal de Sintra e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra assinaram, no passado dia 25 de maio, um protocolo para a criação e funcionamento de um sistema operacional de vigilância e primeira intervenção quanto aos fogos florestais na serra de Sintra, na época estival de 2017 – de 1 de junho a 15 de outubro.

No âmbito do protocolo, cuja colaboração das entidades em causa redundará em prol da defesa de um inestimável património natural, os Corpos de Bombeiros atuarão numa área de aproximadamente 5.000 hectares da serra de Sintra, com equipas permanentes de vigilância e primeira intervenção, contando com uma viatura de combate a fogos florestais.

Ao abrigo da assinatura do documento, a Parques de Sintra compromete-se a apoiar financeiramente as associações de bombeiros anteriormente designadas com a verba global de 20.000 euros, destinada à comparticipação nos custos inerentes aos recursos humanos e materiais que integrem o sistema de vigilância e intervenção agora instituído.

Já a Câmara Municipal de Sintra assumirá também os encargos financeiros inerentes aos recursos humanos e materiais, no valor total de 10.000 euros. Cabe ainda à autarquia gerir diretamente o referido sistema operacional, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

img pintrest