Logo Psml Small

Reconstrução de mina de água no Parque da Pena

29 Novembro , 2013

Mina Parque Pena

Uma das minas de água da zona ocidental do Parque da Pena (junto ao Jardim da Condessa d’Edla), danificada durante o temporal que assolou a Serra de Sintra em janeiro, foi agora reconstruída.

A mina havia colapsado com a rotação das raízes das árvores caídas, que provocou o desmoronamento das paredes e teto. A intervenção teve início com a remoção das árvores e da terra que se encontravam a obstruir a mina, sendo depois reconstruída segundo as técnicas tradicionais de construção, com granito e argamassa de cal e saibro.

Este projeto integra-se no plano de restauro do Sistema de Águas original do Parque da Pena, que compreende a recuperação do sistema de captação de águas – minas; do sistema de condução – através da reparação de canais em alvenaria de pedra e a substituição de condutas em chumbo já em avançado estado de degradação; e do sistema de armazenamento de águas – que incluiu o restauro de vários depósitos, lagos e tanques que abastecem, quer o sistema de águas original, quer os sistemas de rega automatizado das áreas de jardim recuperadas. Alguns dos lagos têm a particularidade de aliarem a sua componente funcional à decorativa, em especial devido ao material usado na sua impermeabilização – o asfalto natural que, com a sua tonalidade escura, permite o reflexo na água da vegetação e dos elementos próximos construídos.

img pintrest