Logo Psml Small

Parques de Sintra e Câmara de Sintra assinam protocolo para criação de equipa permanente de sapadores florestais

12 Janeiro , 2017

Parques_de_Sintra_e_Camara_de_Sintra_assinam_protocolo_para_criacao_de_equipa_permanente_de_sapadores_florestais-noticia-grande

A Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra assinaram, no passado dia 11 de janeiro, um protocolo para a criação de uma equipa permanente de sapadores florestais que desenvolverá ações de defesa da floresta, reforçando assim o sistema de Proteção Civil no município.

Segundo o documento assinado, a equipa de cinco sapadores florestais vai atuar na serra de Sintra, numa área de 4000 hectares, mas também no resto do território do concelho, incluindo a serra da Carregueira, sempre que for declarada situação de alerta, contingência ou calamidade.

No âmbito do protocolo, a Parques de Sintra compromete-se a adquirir uma viatura todo-o-terreno, uma estilhaçadora de resíduos verdes, equipamentos coletivos para silvicultura preventiva de incêndios, de comunicações e de proteção individual, de acordo com as normas do Instituto Nacional de Conservação da Natureza.

Já a Câmara Municipal de Sintra assumirá os encargos financeiros relacionados com a contratação dos cinco sapadores, incluindo a formação inicial, bem como as despesas de combustível da viatura e de outros equipamentos da equipa.

Os sapadores vão desenvolver funções de gestão florestal e defesa da floresta, nomeadamente através de ações de silvicultura, gestão de combustíveis, acompanhamento de fogos controlados, realização de queimadas e controlo e eliminação de agentes bióticos.

No período crítico de incêndios e na época estival, a equipa de sapadores florestais, que integrará o gabinete técnico florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil, estará afeta a trabalhos de vigilância. No resto do ano, estará dedicada a trabalhos de silvicultura e sensibilização ambiental.

O investimento total da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra ronda os 200 mil euros.

img pintrest