Logo Psml Small

600 pessoas assistiram à estreia de “Sintra – O Monte da Lua”

13 Junho , 2014

750x357doc

Cerca de 600 pessoas assistiram, na noite de 30 de maio, no relvado do Parque de Monserrate, à estreia do documentário “Sintra – O Monte da Lua”, realizado pela Aidnature com o apoio da Parques de Sintra. Este apoio surgiu no âmbito do Projeto BIO+Sintra (cofinanciado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia), que tem como objetivo promover a participação ativa do público na conservação dos principais valores naturais da Serra de Sintra.

Este documentário, que apresenta uma perspetiva única sobre a natureza e a biodiversidade da Serra de Sintra, encantou quem assistiu. Realizado por João T. Vasconcelos e escrito por António Castelo (ambos da Aidnature), apresenta um local que “tem sido transformado por reis e cantado por poetas, mas na sua essência permanece selvagem”. O documentário inclui imagens de espécies animais raramente observadas, como é o caso da Águia-de-Bonelli, da Geneta ou da Ferreirinha-alpina e momentos difíceis de encontrar como o acasalamento de escaravelhos Vaca-loura.

As imagens foram captadas ao longo de mais de um ano pela equipa da Aidnature, período esse que incluiu muito trabalho noturno, muitas horas de espera e também algumas dificuldades em filmar determinados locais (aqueles que a equipa sabia serem os melhores para encontrar as diversas espécies) por serem também frequentados por pessoas.

Ainda que o relvado tivesse capacidade para mais pessoas, as opções de estacionamento forçaram a uma limitação do número de pessoas no evento. No entanto, a Parques de Sintra está já a agendar uma nova data, na sequência dos inúmeros pedidos por parte de todos os que já não conseguiram bilhete.

Os espetadores puderam aproveitar também para visitar o Palácio de Monserrate antes de se sentarem no relvado frente à tela de 10m x 5m que se encontrava junto ao lago.

img pintrest