Logo Psml Small

Os Quatrocentos Golpes

Agenda400Golpes

Os Quatrocentos Golpes (Les Quatre Cent Coups), 1959

Título original Les Quatre Cents Coups; País: França; Ano: 1959; Realização: François Truffaut; Produção: François Truffaut (Les Films du Carrosse / Sedif Productions); Argumento: François Truffaut, Jacqueline Parey, Marcel Moussy.
Interpretação: Jean-Pierre Léaud (Antoine Doinel), Claire Maurier (Gilberte Doinel), Albert Rémy (Julien Doinel), Patrick Auffray (René) Guy Decomble (‘Petite Feuille’, o professor), Georges Flamant (Sr. Bigey), Yvonne Claudie (Sra. Bigey), Robert Beauvais (director da escola).
Fotografia: Henri Deace (P&B, 2.35:1); Música: Jean Constantin; Montagem: Marie-Josèphe Yoyotte; Direcção Artística: Raymond Lemoigne; Decoração: Bernard Evein; Duração: 93 minutos; Estreia: 4 de Maio de 1959 (Festival de Cannes), 23 de Março de 1961 (Portugal).

Mais de 50 anos volvidos sobre a sua estreia, Os Quatrocentos Golpes mantém intacta a frescura de um olhar único e generoso sobre a juventude, no momento delicado que separa a infância da adolescência.
Léaud fez nascer neste filme o personagem de Antoine Doinel – com longa vida no cinema de Truffaut -, e uma grande parte do encanto de Os Quatrocentos Golpes resulta desta iniciação de um personagem que o tempo e outros filmes tornariam inesquecível.
Haverá muito de autobiográfico no Doinel de Truffaut, mas no rapazinho deste filme é a infância de todos nós que se projecta: com todos os seus sonhos e desesperos, todos os seus dramas e emoções.

 

EsplendorNaRelva_AgendaCultural

Esplendor na Relva – 12 Obras-primas do Cinema em Monserrate

Um conjunto de obras-primas do cinema, que a tecnologia permite ver agora em larguíssima escala e num cenário único: um anfiteatro natural e ao ar livre, bordejado por uma moldura arquitetónica operática, que acrescentará dimensões próprias a uma esplendorosa experiência do cinema.

Mais informações em: www.parquesdesintra.pt/experiencias-e-lazer/esplendor-na-relva-12-obras-primas-do-cinema-em-monserrate/

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, , www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.

img pintrest