Logo Psml Small

Monserrate Revisitado – A Coleção Cook em Portugal

Imagem cartaz da Exposição "Monserrate Revisitado - A Coleção Cook em Portugal"

A Parques de Sintra apresenta, no Palácio de Monserrate, a partir de 1 de dezembro, a exposição “Monserrate Revisitado – A Coleção Cook em Portugal”, no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook (1817 – 1901). A mostra reúne peças da coleção de arte escolhidas pelo riquíssimo industrial inglês Sir Francis Cook no fim do século XIX, para a sua casa de veraneio, permitindo ao público compreender o valor artístico e histórico da sua coleção de arte em Portugal.

A exposição, resultado de uma pesquisa exaustiva, procura dar a conhecer a dimensão cultural do ilustre primeiro Visconde Sir Francis Cook e o conjunto de obras de arte que reuniu em Monserrate. Depois de ter sido dispersa em 1946, volta agora a ser possível admirar no palácio algumas das peças desta coleção, identificadas em acervos públicos e privados, e emprestadas temporariamente.

Este conjunto de mais de meia centena de preciosas obras de arte será disposto nas diversas salas do palácio agora restauradas, evidenciando a primorosa beleza dos seus estuques decorativos.

Nota: O acesso à exposição efetua-se mediante aquisição de bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate, todos os dias das 10h às 18h.

Mais informações: www.parquesdesintra.pt/noticias/monserrate-revisitado-a-colecao-cook-em-portugal/

img pintrest