Logo Psml Small

As Férias do Sr. Hulot

AgendaHulot

As Férias do Sr. Hulot (Les Vacances de Monsieur Hulot), 1953

Título original: Les Vacances de Monsieur Hulot; País: França; Ano: 1953; Realização: Jacques Tati; Produção: Fred Orain, Jacques Tati; Argumento: Jacques Tati, Henri Marquet.
Interpretação: Jacques Tati (Monsieur Hulot), Nathalie Pascaud (Martine), Micheline Rolla (Tia), Valentine Camax (A Inglesa), Lucien Frégis (Dono da pensão), Suzy Willy (Mulher do comandante), Andé Dubois (Comandante), Louis Pérault (Fred), Raymond Carl (Criado).
Fotografia: Jacques Mercanton, Jean Mousselle (P&B, 1.37:1); Som: Jacques Carrère, Roger Cosson; Música: Alan Romans; Montagem: Suzanne Baron, Charles Bretoneiche, Jacques Grassi; Direcção artística: Roger Briaucourt, Henri Schmitt; Decoração: Henri Schmitt; Duração: 100 minutos; Estreia: 25 de Fevereiro 1953 (França), 22 de Fevereiro de 1954 (Portugal).

Com As Férias do Sr. Hulot, Tati faria a segunda das suas seis longas-metragens, sendo também este o filme em que nasceria o personagem que o tornou célebre: o silencioso Sr. Hulot, o homem do chapéu, cachimbo e gabardina cuja história prosseguiria por mais vinte anos, em filmes como Mon Oncle, Playtime e Trafic.
Celebração do burlesco e da pantomima, As Férias do Sr. Hulot é uma descrição irónica mas precisa e hilariante do quotidiano de uma estância de férias no pico da época balnear. E o olhar e ouvido de Tati/Hulot são imbatíveis no registo mordaz, mas poético, dos múltiplos disparates que o turismo induz e propicia. Ontem, como hoje.

 

EsplendorNaRelva_AgendaCultural

Esplendor na Relva – 12 Obras-primas do Cinema em Monserrate

Um conjunto de obras-primas do cinema, que a tecnologia permite ver agora em larguíssima escala e num cenário único: um anfiteatro natural e ao ar livre, bordejado por uma moldura arquitetónica operática, que acrescentará dimensões próprias a uma esplendorosa experiência do cinema.

Mais informações em: www.parquesdesintra.pt/experiencias-e-lazer/esplendor-na-relva-12-obras-primas-do-cinema-em-monserrate/

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, , www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.

img pintrest