Logo Psml Small

Captação e Pedido de imagens

A. REGIME GERAL DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS

Nos parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) – com exceção para o Picadeiro Henrique Calado, é apenas autorizada a captação de imagens (fotografia e vídeo) de ambientes gerais para uso privado, nas seguintes condições:

1) Não é permitida a utilização de flash ou de qualquer outro tipo de luz artificial nos espaços interiores;

2) O uso de tripé é interdito, salvo em casos excecionais mediante autorização prévia por escrito da Parques de Sintra.

3) A captação de imagens não deve entrar em conflito com: a) eventuais disposições em contrário expressas na sinalética; b) eventuais indicações em contrário por parte dos funcionários do parque ou monumento; c) especiais necessidades de segurança e conservação de bens móveis e imóveis.

4) A utilização destas imagens para outros fins que não os considerados lícitos no âmbito do uso privado, designadamente comerciais ou públicos, é interdita e requer autorização prévia da Parques de Sintra, ficando sujeita aos termos e condições aplicáveis ao abrigo do regime excecional de captação de imagens.

No Picadeiro Henrique Calado em Belém a captação de imagens (fotografia e vídeo) é estritamente proibida com vista à salvaguarda da qualidade das atuações da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

B. REGIME EXCECIONAL DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS

Em caso de deferimento do pedido de autorização para a captação de imagens destinadas a utilização comercial ou pública e/ou em condições excecionais, fica o Requente obrigado a respeitar os termos e condições especificamente acordados, aplicando-se sempre as seguintes condições:

1) A utilização das imagens captadas é restrita ao âmbito específico da respetiva autorização.

2) Durante a captação de imagens, o Requerente deverá cumprir as seguintes regras:

a) Não perturbar o normal funcionamento dos Parques e património edificado;

b) Não causar interferências nas visitas ou perturbar os visitantes da área em questão;

c) Não utilizar equipamento que perturbe o normal percurso nos parques e património edificado;

d) Não deixar material ou lixo nos locais;

e) Respeitar as normas de segurança;

f) Cumprir as indicações dadas pelos funcionários do parque ou monumento.

3) Os pedidos de autorização excecional para a captação de imagens (fotografia e vídeo) devem ser feitos por escrito (e-mail, correio ou fax), para comunicacao@parquesdesintra.pt, indicando:

a) Entidade/Pessoa que requer a autorização;

b) Fim a que se destinam as imagens (incluindo sinopse/descrição e guião);

c) Local pretendido para a captação;

d) Data e hora pretendidas e duração prevista para a realização do trabalho;

e) Tipo de material a utilizar;

f) Número de elementos da equipa;

g) Necessidades ou caraterísticas especiais;

Em qualquer circunstância, a PSML declina qualquer responsabilidade sobre eventuais furtos ou danos de material fotográfico ou de filmagem trazido pelos Requerentes.

Fotografia

1) Os pedidos de autorização para a captações de imagens fotográficas devem ser efetuados com um mínimo de 2 dias úteis completos de antecedência, definindo por escrito as áreas e as espécies em questão, bem como os fins a que se destinam os registos.

2) As captações de imagens para fins comerciais ou promocionais serão sujeitas a orçamentação consoante o tipo de trabalho a realizar.

3) Em todas as utilizações das imagens obtidas no âmbito de tal autorização, deverão ser obrigatoriamente identificados, na respetiva legenda, o local, o parque e/ou o monumento que ilustram e incluir referência à Parques de Sintra – Monte da Lua, exceto quando acordado previamente em contrário.

4) De todas as fotografias efetuadas ao abrigo do regime excecional de captação de imagens deve ser entregue uma cópia à PSML, em formato digital.

5) O Requerente deverá ceder à Parques de Sintra os direitos de utilização dessas fotografias para uso em materiais de divulgação (nos formatos digital, online, ou em materiais impressos), comprometendo-se a Parques de Sintra a mencionar os respetivos créditos e a não ceder a terceiros as imagens em questão, salvo autorização prévia por escrito dos autores.

Vídeo

1) A realização de filmagens ou de gravações em vídeo tem de ser previamente autorizada pela PSML, sendo a sua utilização restrita aos fins para que foi autorizada;

2) Os pedidos de autorização para captação de imagens vídeo devem ser efetuados com um mínimo de 10 dias úteis de antecedência, definindo por escrito as áreas em questão, bem como os fins a que se destinam os registos;

3) As imagens captadas não poderão ser utilizadas para outros fins que não os autorizados.

4) O Requerente obriga-se a mencionar, na ficha técnica da obra, a designação da Parques de Sintra e do local e a enviar duas cópias em DVD do produto realizado.

5) As captações de imagens para fins comerciais ou promocionais serão sujeitas a orçamentação consoante o tipo de trabalho a realizar.

6) A Parques de Sintra reserva-se o direito de recusar pedidos de captação de imagens nas áreas sob a sua gestão.

7) Resumo das normas de utilização do logótipo PSML – pdf

CONTACTOS PARA PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO

Comunicação
Telefone (+351) 21 923 73 00
Fax (+351) 21 923 73 50
E-mail comunicacao@parquesdesintra.pt
Parques de Sintra – Monte da Lua S.A.
Parque de Monserrate
2710-405 Sintra

C. PEDIDO DE IMAGENS

A Parques de Sintra (PSML) pode ceder ou vender imagens digitais do património que gere, para diversos fins.

As imagens visíveis neste website são, salvo indicação contrária, propriedade da Parques de Sintra, pelo que o website constitui uma primeira amostra do arquivo existente.

Os pedidos de cedência de imagens podem ser dirigidos a: comunicacao@parquesdesintra.pt

img pintrest