Logo Psml Small

Edições Parques de Sintra

Os diversos projetos editoriais da Parques de Sintra visam a continuidade de execução de uma das prioridades de atuação da empresa, dotando os monumentos sob a sua gestão de instrumentos básicos de informação. Estes permitem, simultaneamente, apoiar a divulgação dos monumentos e tornar acessível ao público a informação essencial de caraterização do património.

 

BAE_catalogo_150x150Catálogo da Biblioteca de Arte Equestre
Autoria: Pedro Maria de Saldanha e Sousa Mello e Alvim; Pedro Falcão de Azevedo; Ana Luísa Ulrich da Cunha Mello e Alvim; Manuel José Empis de Bragança
Edição: Parques de Sintra, 2015
ISBN: —
Assinalando a sua aquisição pela Parques de Sintra e abertura ao público, no Palácio Nacional de Queluz, é editado o Catálogo da Biblioteca de Arte Equestre de D. Diogo de Bragança, 8º Marquês de Marialva. Trata-se de um documento, ilustrado, que enquadra o acervo da Biblioteca perante notas biográficas e obras de D. Diogo de Bragança, 8º Marquês de Marialva, os Marqueses de Marialva e os Duques de Lafões. A reedição deste catálogo, que elenca as descrições bibliográficas de 800 dos títulos constantes do acervo da Biblioteca, destinar-se-á à divulgação desta coleção que passará, agora, a estar disponível ao público para consulta, estando o Catálogo disponível para aquisição nas Lojas da Parques de Sintra.

 

Capa do Livro O Meu Guia do Palácio da Pena.

O Meu Guia do Palácio da Pena
Autoria: Mariana Schedel
Edição: Parques de Sintra, 2014
ISBN: 978-989-98669-2-8
Da autoria de Mariana Schedel, historiadora de arte, este livro foi pensado para crianças dos 9 aos 13 anos e estabelece com os mais jovens uma relação de cumplicidade na descoberta dos segredos do Palácio Nacional da Pena, convidando-os a explorar o espaço através de um conjunto de desafios de observação e atividades. O livro conduz a uma viagem no tempo, à época em que este palácio era vivido pelo seu construtor, o rei D. Fernando II, cujos desenhos, repletos de fantástico, ilustram predominantemente esta obra, complementados por desenhos e aguarelas de João Catarino e Joana Nina. Através da pena e da imaginação de D. Fernando, e conduzidos pela voz desta investigadora que se dedicou a estudar os elementos decorativos do Palácio Nacional da Pena, os mais jovens são levados a descobrir os animais e as histórias que a decoração do monumento encerra, qual livro de pedra a azulejo que tem sempre algo de novo para desvendar a quem o visita.

 

Capa do Livro Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Escola Portuguesa de Arte Equestre | Portuguese School of Equestrian Art
Autoria: Teresa Abrantes
Edição: Parques de Sintra, 2014
ISBN: 978-989-98669-1-1
Assinalando a integração da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) no conjunto patrimonial sob sua gestão, a Parques de Sintra edita agora este livro da autoria da atual gestora da EPAE, Teresa Abrantes, ilustrado, sobretudo, por fotografia de Pedro Yglesias de Oliveira. Esta obra oferece uma contextualização da história da equitação em Portugal e da Picaria Real, academia equestre do rei D. João V, indissociáveis do Cavalo Lusitano. Este é o cavalo exclusivamente montado pela Escola, proveniente da Coudelaria de Alter, igualmente criada por D. João V no século XVIII para o apuramento desta raça que é representante atual do mais antigo cavalo de sela do mundo: a raça cavalar ibérica. Uma vez introduzida a ancestralidade do património cultural hoje materializado pela EPAE, apresenta-se o trabalho diariamente desenvolvido para manter essas tradições, as fardas que os picadores envergam, os arreios dos cavalos e os exercícios praticados e que são regularmente apresentados em espetáculos pelo mundo inteiro, em representação da cultura portuguesa.

 

Capa do Livro Os Criadores da Pena – Dom Fernando segundo e a Condessa d’Edla.Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla
Autoria: Margarida de Magalhães Ramalho
Edição: Parques de Sintra, 2013
ISBN: 978-989-98669-0-4
A reconstrução e restauro do Chalet da Condessa, situado no Parque da Pena, em Sintra, fez o edifício renascer das cinzas trazendo à vida a memória daquele espaço e levantando antigas questões, adormecidas no fio do tempo, sobre os seus criadores: D. Fernando II e a Condessa d’Edla. Para aprofundar as motivações do casal na conceção deste espaço, e também com vista à recolha de peças documentais e de objetos destinados a uma exposição sobre a vivência no Chalet da Condessa, a historiadora Margarida de Magalhães Ramalho levou a cabo uma investigação, promovida pela Parques de Sintra, que permitiu compreender melhor a relação entre Fernando de Saxe-Coburgo Gotha, rei-consorte de D. Maria II, e a sua segunda mulher, Elise Hensler, cantora lírica oriunda de uma família norte-americana de origem Suíça.

 

Capa do Livro Convento dos Capuchos.Convento dos Capuchos
Autoria: Jorge Muchagato; Ana Oliveira Martins
Edição: Parques de Sintra e Scala Arts & Heritage Publishers, 2013
ISBN: 978-1-85759-830-8
Guia oficial do Convento dos Capuchos, coeditado pela Parques de Sintra e a Scala Arts & Heritage Publishers, editora internacional especializada na publicação de roteiros e catálogos de museus, catedrais e monumentos históricos. Para além de uma contextualização histórica sobre a fundação do Convento dos Capuchos, este guia inclui, ainda, um roteiro que permite ao visitante percorrer o monumento, interpretando os espaços e conhecendo a vivência singular dos frades franciscanos que habitaram esta casa religiosa de caraterísticas únicas que estimulou a curiosidade de visitantes que, desde o século XVIII, a descreveram e ilustraram inúmeras narrativas de viagens.

 

Capa do Livro Cogumelos dos Parques de Sintra.

Cogumelos dos Parques de Sintra
Autoria: João Luís Baptista-Ferreira e Sofia Gomes
Edição: Parques de Sintra, novembro 2012
ISBN: 978-989-97678-8-1
Publicação resultante de um estudo conduzido pelos autores sobre as espécies de cogumelos que crescem na serra de Sintra, durante cerca de um ano e meio, nas áreas dos parques de Monserrate, Capuchos e Pena. Deste estudo resultaram 395 colheitas, com identificação de 156 espécies diferentes, das quais 65 são citadas pela primeira vez para a região de Sintra e 17 pela primeira vez para Portugal. As espécies foram catalogadas com registo fotográfico e descritas de forma a que tanto o cientista como o simples visitante as possam reconhecer. Além das descrições das espécies, ilustradas com fotografias feitas no local das colheitas, para cada uma é dada a etimologia do seu nome científico e, sempre que conhecidos, os nomes vulgares em português, francês e inglês. A publicação inclui, ainda, conselhos relativos à preservação da biodiversidade e ao consumo das espécies. Com a edição deste guia a Parques de Sintra pretende despertar interesse para a diversidade de cogumelos em Sintra, sensibilizando o público para a sua conservação na natureza, evitando a colheita desregrada que pode comprometer o equilíbrio do ecossistema das florestas.

 

Catálogo Parques e Monumentos de Sintra.Parques e Monumentos de Sintra
(Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Chinês, Russo)
Autoria: Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.
Edição: Parques de Sintra, 2012
ISBN: 978-989-97678-0-5
Edição bilingue de apresentação geral do conjunto monumental sob gestão da Parques de Sintra e da sua atividade.

 

 

Capa da Monografia do Parque da Pena.Monografia do Parque da Pena
Autoria: Mário de Azevedo Gomes
Edição: Parques de Sintra, 2011
ISBN: 978-989-95904-8-9
Como complemento à edição da Biografia de Mário de Azevedo Gomes, a Parques de Sintra editou o fac-simile da Monografia do Parque da Pena, obra deste autor datada de 1960 que constitui hoje, ainda, uma das mais importantes referências científicas com respeito ao arboreto da Pena. Pretende-se, assim, que a reedição deste estudo possa continuar a despertar o interesse de investigadores e dar origem a trabalhos de investigação que venham enriquecer o conhecimento sobre este importante património florístico.

 

Capa da Biografia de Mário de Azevedo Gomes.Mário de Azevedo Gomes (1885-1965) – Mestre da Silvicultura Portuguesa
Autoria: Ignacio García Pereda
Edição: Parques de Sintra e Euronatura, 2011
ISBN: 978-989-95904-7-2
Por ocasião do I Congresso Hispano-Luso de Arboricultura, subordinado ao tema “A árvore histórica – herança cultural”, organizado pela Associação Espanhola de Arboricultura e pela Parques de Sintra de 20 a 23 de Outubro de 2011, foi homenageado o Professor Mário de Azevedo Gomes, engenheiro agrónomo e figura eminente do panorama intelectual português do século XX, cuja história pessoal e profissional está intimamente ligada ao Parque da Pena, através do lançamento da sua biografia. Esta obra é da autoria do Engº. Ignacio García Pereda, investigador e coordenador do Grupo de História e Política Florestal da Euronatura.

 

Capa da Publicação Vitrais e Vidros – Um gosto de Dom Fernando Segundo.Vitrais e Vidros – Um gosto de D. Fernando II | Colecção do Palácio Nacional da Pena
(Português, Inglês)
Autoria: Bruno A. Martinho; Márcia Vilarigues
Edição: Parques de Sintra, 2011
ISBN: 978-989-95904-5-8
Edição lançada por ocasião da inauguração da exposição da coleção do Palácio da Pena de vitrais e vidros, em Setembro de 2011. Esta exposição pretende mostrar a coleção de vitrais de D. Fernando II e o meticuloso processo de restauro que envolveu, e abri-la à investigação mais aprofundada das suas origens e das suas relações com outras coleções de familiares do Rei. A exposição inclui, ainda, peças de vidro do acervo da Pena que também pertenceram a D. Fernando, com vista a destacar o interesse do Rei pelos vidros artísticos, para além dos vitrais, gosto raro e talvez único até então em Portugal.

 

Capa da Publicação O Palácio e o Parque da Pena – Fontes e bibliografia para apoio à investigação histórica.O Palácio e o Parque da Pena – Fontes e bibliografia para apoio à investigação histórica
(obra em dois volumes)
Autoria: Jorge Muchagato
Edição: Parques de Sintra, 2011
ISBN: 978-989-95904-2-7
Com vista a reunir um adequado suporte documental sobre o Parque e Palácio da Pena, assente num trabalho consistente de investigação histórica que coligisse a informação dispersa por diversos arquivos e bibliotecas, a Parques de Sintra publicou este vasto e interessante levantamento numa obra em dois volumes da autoria de Jorge Muchagato, O Palácio e o Parque da Pena – Fontes e bibliografia para apoio à investigação histórica, surge como forma de incentivar e apoiar a investigação sobre este monumento, e na expetativa de que esta obra possa despertar a atenção de novos investigadores para o Parque e Palácio da Pena.

 

Capa do Livro Escrever sobre Sintra.

Escrever sobre Sintra / Sintra in Writing
(Português, Inglês)
Autoria: Margarida Magalhães Ramalho
Fotografias: Giorgio Bordino
Edição: Parques de Sintra, 2010
ISBN: 978-989-96409-7-9
Livro da autoria de Margarida Magalhães Ramalho com fotografias de Giorgio Bordino que é uma compilação, profusamente anotada e ilustrada, de textos sobre Sintra escritos por visitantes ilustres. Edição da Parques de Sintra produzida pela By-the-Book, tendo a versão em Português sido lançada no fim de 2010 e a versão em Inglês em 2011. Esta edição pretende estimular novos visitantes a escreverem sobre os excecionais valores de Sintra.

 

Capa do Guia Oficial do Parque e Palácio de Monserrate.Parque e Palácio de Monserrate – Guia oficial
(Português, Inglês)
Autoria: João Sande de Freitas pela Associação dos Amigos de Monserrate
Edição: Parques de Sintra e Scala Publishers, 2010
ISBN: 978-1-85759-646-5
O lançamento do guia oficial do Parque e Palácio de Monserrate corresponde à conclusão das obras de recuperação das infraestruturas do Palácio de Monserrate, cuja reabertura ao público ocorreu a 18 de Junho de 2010. Monserrate passou, então, a oferecer uma visita enriquecida e devidamente enquadrada por instrumentos diversificados de apoio ao percurso. Aos audioguias e serviços de visita guiada e programação regular, juntou-se o guia oficial do Parque e Palácio de Monserrate, passando a ser possível proporcionar ao visitante deste monumento fontes de informação diversas e abordagens transversais dos conteúdos.

 

Capa do Guia Oficial do Palácio Nacional da Pena.Pena Palácio Nacional, Guia oficial
(Português, Inglês)
Autoria: Paulo Pereira e José Martins Carneiro
Edição: Parques de Sintra e Scala Publishers, 2011
ISBN: 978-1-85759-391-4
O guia oficial do Palácio da Pena, inicialmente editado em 2006 pelo IGESPAR e a editora internacional SCALA PUBLISHERS, especializada na publicação de edições de elevada qualidade sobre museus, catedrais e monumentos históricos, foi reeditado sob a égide da Parques de Sintra e da SCALA.

 

Capa da Caixa de Gravuras Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz.Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz (1840)
Desenhos: Clémentine Brélaz
Edição: Parques de Sintra, 2010
Na sequência da publicação da edição designada “Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz”, foi editada em paralelo, como complemento desta obra, uma coleção facsimilada das 18 gravuras em questão, impressas individualmente e compiladas numa caixa.

 

 

Capa do Livro Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz.Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz (1840) comentadas por João Cachado
Autoria: João de Oliveira Cachado
Fotografia: José Antunes
Edição: Parques de Sintra, 2009
ISBN: 978-989-95904-1-0
O livro “Vistas de Cintra em desenhos de Clémentine Brélaz” visa promover a descoberta do conjunto patrimonial sintrense, natural e edificado, contrapondo uma coleção de gravuras do séc. XIX, adquiridas pela Parques de Sintra, a fotografias atuais, obtidas nos mesmos locais por um fotógrafo contratado para o efeito. Esta edição convida o leitor a ir ao encontro do que foram e são hoje os 18 lugares ilustrados por esta pintora de paisagens do século XIX, através dos comentários de um dos mais atentos e informados “filhos de Sintra”, o Professor João Cachado, e das fotografias de José Antunes, que ilustram as mesmas vistas, num olhar contemporâneo. O leitor pode verificar que, enquanto muitos locais pouco mudaram, outros metamorfosearam-se em ambientes completamente diferentes, exibindo hoje as cores e os sinais da passagem do tempo. A publicação apresenta também um mapa que exibe os pontos de captação destas imagens e as respectivas coordenadas, procurando estimular também o interesse pelos percursos pedestres na Serra de Sintra.

 

Capa do Guia Percursos Botânicos nos Parques de Sintra.Percursos Botânicos nos Parques de Sintra – Esgotado
(Português, Inglês, Espanhol)
Autoria: Maria Lisete Caixinhas e Maria Cândida Liberato
Ilustrações: João Catarino
Edição: Parques de Sintra, 2008
ISBN: 978-989-95904-0-3
A publicação “Percursos Botânicos nos Parques de Sintra – Notas botânicas e históricas sobre exemplares notáveis do Património Natural dos Parques da Pena, Monserrate e Capuchos” resultou de um trabalho de identificação, etiquetagem e descrição das espécies botânicas mais significativas das coleções botânicas dos parques, de modo a assinalar o que se designou por Percursos Botânicos. Disponível para quem deseje reconhecer, ao longo dos percursos recomendados, os exemplares notáveis destes jardins históricos, bem como algumas curiosidades sobre a sua biologia e outras notas interessantes que enriquecem a visita a estas coleções botânicas.

 

As edições da Parques de Sintra estão disponíveis apenas em algumas lojas, selecionadas de acordo com critérios relacionados com a procura das mesmas por parte dos visitantes. Por favor contacte-nos caso pretenda confirmar previamente a disponibilidade de algum exemplar em determinada loja.

img pintrest